O que as cenas pós-crédito de Spider-Man: No Way Home significam para o futuro do MCU

O que as cenas pós-crédito de Spider-Man: No Way Home significam para o futuro do MCU

Spider-Man: No Way Home é tão cheio de grandes surpresas (e spoilers) que, de alguma forma, suas duas cenas pós-crédito podem quase passar despercebidas. Parte disso é porque quase todos os filmes da Marvel até agora tiveram pelo menos uma cena, então todos sabem que têm que sentar no cinema até o final para ver algum tipo de surpresa. O fato é que No Way Home oferece muitas surpresas tanto no filme em si quanto nos créditos finais.

É por isso que vamos analisar as cenas pós-crédito e suas implicações mais importantes em todo o Universo Cinematográfico Marvel (MCU).

Obs: a seguir iremos detalhar e analisar tanto as cenas dos créditos quanto algumas revelações do No Way Home (Homem-Aranha: Sem Volta para Casa).

spoilers

A primeira cena pós-crédito envolve icônico Venom. O que, depois da cena pós-créditos em Venom: Tempo de Carnificina, que apresentava o Homem-Aranha, era uma aposta segura! Eddie Brock (Tom Hardy) ainda está no resort tropical em que o vimos naquela cena. Agora, porém, e graças a Venom, ele está em nossa dimensão. Então Eddie (e Venom, é claro) está pedindo bebidas ao barman (interpretado por Cristo Fernández da série Ted Lasso) neste mundo.

Ele não poderia imaginar que este mundo, o Universo Cinematográfico Marvel ao qual foi apresentado, tenha tantos heróis. O barman menciona o cara rico com terno de metal (Homem de Ferro), menciona o cara verde grande (Hulk) e até o alienígena roxo que gosta de joias (Thanos). Tanto Eddie quanto Venom estão impressionados com tudo isso até que, do nada, eles desaparecem.

Existem dois aspectos importantes nesta cena. A primeira é a maneira como Venom desaparece é a mesma maneira que todos os personagens do filme desaparecem. Quer dizer, as ações de Peter Parker e do Doutor Estranho no final do filme com o objetivo de mandar todos para casa funcionaram. Quem não pertence a esta dimensão volta à sua dimensão. Isso acontece não só em Nova York com os personagens do No Way Home, mas também neste bar tropical com Eddie Brock. Em segundo lugar, e mais importante, Eddie e Venom deixam uma pequena gosma simbiótica negra neste mundo. AHA!

A primeira coisa que pensamos – O que isso pode significar é, francamente, uma ideia inesperada e estranha: Venom pode existir em breve no Universo Cinematográfico Marvel, mas não possuirá Eddie Brock de Tom Hardy. O que seria uma coisa ruim, certo? Tom Hardy é ótimo, e por não estar neste mundo talvez sinta algo relacionado ao seu contrato, ou ao tom de seu personagem. Ou a Marvel não tem certeza se quer pagar a ele (ou a Sony tem uma objeção), ou a Marvel quer uma versão diferente do personagem. O Venom da Sony é perverso, sim, mas ele não é exatamente um cara mau, e talvez a Marvel Studios queira que o Venom seja não apenas formidável, mas também vencível, um inimigo do Aranha.

Também existe a possibilidade de que este seja apenas um obstáculo que tornará a jornada de Eddie Brock de volta à MCU um pouco mais profunda. Porém, parece óbvio e plausível que esta pequena mancha preta no balcão do bar encontrará outro hospedeiro, e então esse hospedeiro será o Venom do MCU, ou um de seus descendentes simbiontes. Mas eu fico me perguntando se Eddie e Venom foram transportados de volta para sua casa para nunca mais voltar, por que esse pequeno simbionte ficou? Parece trapaça.

O que as cenas pós-crédito de Spider-Man No Way Home significam para o futuro do MCU

Esse é o primeiro pós-crédito. A segunda cena pós-crédito, por outro lado, é muito maior. Na verdade, é basicamente um trailer completo de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que será lançado em maio de 2022. Devo admitir, mais do que qualquer coisa que acontece em No Way Home, isso me surpreendeu. Principalmente porque é um filme da Sony que anuncia um filme da Disney pelo qual a Sony não receberá dinheiro. Se a Disney tivesse acabado de fazer aquele trailer e pedisse aos cinemas para exibi-lo antes do filme do Homem-Aranha, soaria muito mais lógico. Mas adicioná-lo e torná-lo parte do filme? É estranho. E ainda, como um pós-escrito para No Way Home, a adição funciona em muitos níveis.

Em primeiro lugar, o Multiverso da Loucura é dirigido por Sam Raimi que, algumas horas antes na mesma tela, não tinha dois, não três, mas quatro de seus personagens ressuscitados no Homem-Aranha no MCU. Doutor Octopus (Alfred Molina), Duende Verde (Willem Dafoe), Homem-Areia (Thomas Hayden Church) e o primeiro Peter Parker (Tobey Maguire). Sendo um filme de Raimi que vemos ao final de um filme tão influenciado por esse mesmo Raimi, me parece ótimo.

Mas o que é mais importante, obviamente, é que No Way Home foi a interação mais direta do Doutor Estranho com o misterioso multiverso. Portanto, o fato de seu próximo filme progredir a partir daí torna esta cena pós-crédito talvez uma das mais reveladoras que já vimos em um filme da Marvel.

As cenas trazem alguns trechos de eventos de WandaVision, algumas criaturas familiares, um novo olhar para Mordo, e, finalmente, o que parece ser um estranho Supremo, o Doutor Estranho do mal e de outra dimensão que vimos pela primeira vez no quarto episódio da série animada What If…? Não sabemos como tudo isso acontece, já que o filme será lançado apenas em maio de 2022. Mas será divertido descobrir.

Como você acha que o papel do Venom será no futuro do MCU? O que você acha desta primeira prévia de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura?

Quer receber as principais notícias do Dinastia Nerd no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Dinastia, é um dos responsáveis pela administração do site. Conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal do RN. Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página oportaln10.com.br.

Um comentário em “O que as cenas pós-crédito de Spider-Man: No Way Home significam para o futuro do MCU

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.