Eternos: Entenda a polêmica em volta do novo filme da Marvel

Eternos: Entenda a polêmica em volta do novo filme da Marvel

Com pouco menos de uma semana de sua estreia nos cinemas, Eternos conseguiu ocupar um lugar diferente em comparação com as outras produções da Marvel Studios. O filme parece navegar pelas “turbulentas águas dos extremos“, enquanto muitos espectadores saem dos cinemas satisfeitos e querendo mais, outros deixam as salas profundamente incomodados. Mas afinal o que faz esse filme ser diferente dos outros filmes do estúdio?

Antes de mais nada é importante saber que para explicar, teremos de entrar em spoilers do filme. Assim, caso não tenha visto “Eternos” ainda, prossiga por sua conta e risco.

Em Eternos muitos sentimentos se misturam, primeiro pelo fato do filme começar em tom de origem da criação e abordar seres cósmicos que transcendem a história da origem humana como conhecemos. Essa ideia também está na origem dos Eternos segundo as HQs, que remontam e focam nesse período pré-civilização humana, mostrando os humanos como uma espécie de experiência dos celestiais.

Porém, no filme é possível perceber que a vida humana não tem um propósito maior ou mais elevado, como se desenvolver e fazer por merecer seu lugar em um paraíso. Mas sim, crescer e evoluir o suficiente para que suas energias combinadas possam alimentar o nascimento de um novo Celestial. Essa percepção tem desagradado aos lados mais conservadores do público, que podem não ter curtindo essa pegada mais “complexa” do filme de ficção (que ao contrário do que alguns podem pensar, não tem como objetivo questionar as histórias das “sagradas escrituras”).

Ikaris de Richard Madden e Sersi de Gemma Chan

Um outro ponto muito comentado sobre o filme é a questão do que seria a “primeira cena de sexo” da Marvel. Ver cenas de sexo ou menção ao ato sexual em um filme de super-heróis (tido como para criança), tem desagradado a parte do público. Não é de hoje que vemos pais levarem crianças aos cinemas em filmes de herói cuja classificação indicativa é superior à delas. Mas parece que em Eternos essa classificação indicativa de 12 anos, é bem justificada nesse sentido (Sexo e Nudez: Apelo sexual; Carícia sexual; Insinuação sexual; Nudez velada; Simulação de sexo. – De acordo com as regras da classificação indicativa brasileira)

A última questão “polêmica” em relação ao filme é também a mais batida. Sim, até mais do que a cena de sexo mencionada acima e que é protagonizada pelos personagens Ikaris de Richard Madden e Sersi de Gemma Chan, portanto um casal heterossexual.

Em Eternos, a cena que mais tem dividido opiniões diz respeito a um beijo entre pessoas do mesmo sexo. Perfeitamente natural e bem contextualizada, as cenas protagonizadas pelos atores Brian Tyree Henry (Phastos) e Haaz Sleiman (que interpreta o esposo do Eterno), mostram uma família feliz e seu filho.

Mais do que isso, mostra um herói capaz de abdicar do conforto e segurança da sua família, para lutar (com apoio do seu marido e filho) para salvar a Terra de um apocalipse eminente. Ao se despedir do seu esposo, Phastos ganha um beijo antes de partir para esta que poderá ser sua última batalha.

Opinião

Eternos é um filme que ousou quebrar a chamada “Fórmula Marvel” em muitos aspectos, mas principalmente ao montar uma narrativa mais complexa, cheia de reviravoltas, com inclusão e representatividade. O filme focou menos em “piadinhas” que ajudam a manter o público animado e mais em imersão e reflexão. Obviamente, isso não o exime de seus pontos negativos, como o tempo de duração, o roteiro um pouco mais arrastado e um final razoavelmente simples (no que diz respeito ao plot central do filme).

Em resumo, Eternos é um filme perfeitamente capaz de responder à pergunta “O que tem de novo na Marvel?“. A produção abriu novos caminhos para a Marvel Cósmica, mas manteve também laços com os projetos já estabelecidos na Terra. O longa tem diversos méritos, mas principalmente o de ter “ousado ousar”.


Agora que você sabe a nossa opinião quanto ao filme, compartilhe com a gente a sua também. Aqui no Dinastia N sua opinião é sempre importante. Continue conosco e descubra mais sobre o significado das cenas pós-créditos de Eternos. De quem será a voz misteriosa?

Quer receber as principais notícias do Dinastia Nerd no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Hiago Luis

Hiago Luis

Co-fundador e redator do Dinastia Nerd, é um dos responsáveis pela administração do site. Leitor de HQs, gamer, amante de cinema, séries e documentários. Que posso dizer? Mais do que apenas ler sobre histórias, sempre quis escrever as minhas próprias. Jornalista de formação e coração, busco acima de tudo contar histórias e fazer isso aumenta meu Ki, alinha meu chakra, desperta meu sétimo sentido. CDF? Nerd? Geek? Viciado em games? Sim e com muito orgulho! E enquanto existir um leitor que precise ser informado, irei em busca da notícia, pois o Batman é o que Gotham precisar!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.