Dinastia Literária: Neil Gaiman e os deuses nórdicos

Dinastia Literária: Neil Gaiman e os deuses nórdicos

Você deve estar se perguntando: “De novo Neil Gaiman?”. Nós respondemos: “Sim, por que não?!”. O fato é que nós do Dinastia Literária somos fãs da obra do talentoso escritor. Difícil é achar quem não goste de pelo menos uma de suas empreitadas. E a escolha pelo livro “Mitologia Nórdica” do autor se justifica; estamos em meio à primeira temporada da série “Loki“, uma das melhores do universo Marvel, que tem como protagonista um dos personagens/deuses mais relevantes da cultura escandinava. Então prepare suas vestes de guerra, faça sua oferenda aos deuses, e vamos! A Ponte Arco-Íris nos espera.

“No lugar onde o gelo e o fogo se encontravam, o gelo começou a derreter, e, nas águas derretidas, a vida floresceu”.

No livro Mitologia Nórdica, Gaiman nos reintroduz às histórias de “antes do princípio, e o que veio depois” dos deuses do norte. De Odin Thor, dos gigantes aos Filhos de Loki, da mística Yggdrasil ao Ragnarok.

Yggdrasil, a Árvore da Vida na mitologia escandinava

As batalhas épicas estão presentes em uma narrativa simples, mas rica de beleza, destruição, ciúmes, inveja, irmandades, sociedade e bravura. Onde descobrimos que por serem uma família divina, os deuses não estão livres de intrigas entre si e isso faz com que o “somos imagem e semelhança deles” pareça ainda mais real. Suas relações são tão conflituosas quanto qualquer comunidade humana, e isso nos coloca dentro da complexidade de suas ações.

Apesar de tudo isso (que não é ruim, é maravilhoso), temos várias histórias pontuais famosas e belas, como os famigerados Filhos de Loki, a maneira como Odin perdeu o olho, o incomum casamento de Freya, a luta de Thor na Terra dos Gigantes, o romance de Frey e Gerda, a trágica morte de Balder e o Destino Final dos Deuses, o Ragnarök.

Neil Gaiman emprestou suas palavras aos contos escandinavos e nesta coletânea eles descansam esperando pelo próximo leitor que resolver se aventurar entre os Aesir e Vanir, sua cultura, suas tradições, política e conflitos.

Representação do Ragnarök, o inevitável cataclismo nórdico

O leitor mais familiarizado com o trabalho de Gaiman e sua proficiência em tecer meandros fantásticos, com sua narrativa bem trabalhada, convidativa e encantadora, pode esperar floreios e alegorias que romantizem os contos apresentados. Contudo, o talentoso escritor optou por, em suma, transcrever tudo aquilo que compõe seu conhecimento de anos de pesquisa para seus trabalhos originais.

O escritor tem uma extensa lista de material produzido tendo por base histórias, narrativas e contos de diversas mitologias. Porém, a escandinava sempre despertou o imaginário do autor. E foi essa paixão que ele utilizou para produzir “Mitologia Nórdica”. É válido ressaltar que o primeiro contato que o autor teve com o panteão nórdico foi, vejam só, com as HQs da Marvel e seu Thor boa pinta, Odin benevolente e um Loki vilanesco. A partir daí a paixão crescente por esse mundo multicolorido de alegorias cresceu no coração do jovem Neil, e sua busca por conhecer tantas lendas e mitos nos trouxe aqui.

Thor & Loki nas HQs; o primeiro contato de Neil Gaiman com o universo nórdico

Essa paixão é transmitida ao leitor quando o autor opta por preservar intocada a base dos mitos e histórias da cultura nórdica. Seu intuito aqui é apenas mostrar que uma história tão rica precisa ser difundida, ser perpetuada e precisa sobreviver ao tempo, de maneira que se mantenha no imaginário popular, como fonte de inspiração para todas as gerações de criadores de histórias.

A mitologia escandinava tem tanta importância para o escritor britânico que suas figuras, simbolismos e alegorias são elementos recorrentes na obra de Gaiman, ao longo das 3 décadas de sua carreira. É fácil se deparar com elementos dos mitos germânicos dentre os dramas oriundos da mente de Neil, e mais fácil ainda é se encantar com a maneira com a qual o criativo autor mescla e desenvolve tais elementos. Portanto, permitir-se ser embevecido pela obra de Neil Gaiman não exige esforço, e em contrapartida dá ao leitor um rico universo de histórias e lições para se apaixonar. LEIA NEIL GAIMAN!

Mas fala aí pra gente, já leu “Mitologia Nórdica”? Ou outro livro do mestre Neil Gaiman? O “Dinastia Literária”, estará de volta na próxima semana, nesse mesmo batcanal, com mais conteúdo sobre livros e esse multiverso fascinante. Nos siga também em nossas redes sociais para mais conteúdo sobre séries, filmes, animes, jogos e tudo que envolve o universo Nerd/Geek.

PorAntônio Gomes Augusto “Clark” Miranda

Redação do Dinastia N

Redação do Dinastia N

O Dinastia Nerd traz as novidades do mundo Geek/Nerd de forma dinâmica, precisa e com muita interatividade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: