Um documentário perturbador e revelador, “O Maníaco do Parque: A História Não Contada“, está prestes a ser lançado no Amazon Prime Video. Esta produção chocante, da Santa Rita Filmes, trará depoimentos nunca antes ouvidos de quatro mulheres que sobreviveram aos brutais ataques de Francisco de Assis Pereira, também conhecido como “Maníaco do Parque”. O lançamento do documentário está previsto para 2024, exclusivamente no Prime.
Perspectiva das Vítimas
A equipe do documentário analisou meticulosamente mais de 20.000 páginas do processo criminal e entrevistou mais de 50 pessoas para contar a história pelo ângulo das vítimas, cujas vidas foram permanentemente afetadas pelos ataques do condenado assassino. Os diretores Thaís Nunes e Maurício Eça promoveram o encontro inédito entre essas vítimas sobreviventes, 25 anos após os terríveis eventos.
Depoimentos Inéditos
Além dos relatos das sobreviventes, o documentário apresentará depoimentos de familiares das mulheres assassinadas, psiquiatras, investigadores, a advogada que atuou no caso, e pessoas que conviviam com o homem conhecido como Maníaco do Parque. O documentário também traz uma entrevista com o jornalista Gilberto Barros, que na época apresentava o programa Cidade Alerta, na Record.
Importância do gênero True Crime
Thaís Nunes, corroteirista e codiretora do documentário, expressou sua dedicação ao gênero true crime, afirmando: “Faço true crime porque acredito na potência desse gênero como meio para levantar discussões sociais urgentes e importantes. Para mim, essa é uma das histórias de violência mais emblemáticas do Brasil porque revela diferentes níveis da cultura de estupro na qual estamos imersos”.
A produção visa lançar luz sobre os impactos profundos e duradouros da violência e da cultura de estupro na vida das vítimas e de suas famílias. O documentário promete ser uma oportunidade valiosa para refletir sobre a necessidade de prevenção e conscientização sobre a violência de gênero.
Em um mundo em que histórias de violência e abuso são frequentemente silenciadas, “O Maníaco do Parque: A História Não Contada” promete ser uma voz poderosa em defesa das vítimas e um alerta sobre a urgência de mudanças sociais significativas.