Se estivesse vivo, Michael Jackson completaria 59 anos de idade neste mês de agosto. O Rei do Pop deixou milhares de fãs em todos os cantos do mundo e marcou gerações com sucessos como “Thriller”, “Bad”, “Billie Jean” e “Black or White”. Talvez a figura artística mais conhecida do mundo, Michael deixou um grande legado para a geração pop music, sendo um ícone na dança, na produção audiovisual, no figurino e na composição das próprias letras. Confira nesta lista as maiores curiosidades sobre o Rei do Pop.
O início arrasador
Michael, então com 10 anos de idade, já era o grande astro da banda “The Jacksons Five”, na qual ele e seus quatro irmãos – Jackie, Tito, Jermaine e Marlon – cantavam e dançavam no ritmo do R&B e soul tão característico dos anos 60 e 70. Michael se destacava pela voz e por sua fantástica performance.
O primeiro negro na MTV
O clipe da música “Billie Jean”, de 1982, foi o primeiro vídeo de um artista negro a ir ao ar no canal americano da MTV, então uma das maiores emissoras de música dos Estados Unidos. A transmissão foi significativa para a quebra das barreiras raciais nos EUA, onde o racismo era ainda muito forte na década de 80.
Treze Grammys
Michael Jackson é um dos maiores vencedores do Grammy Awards, prêmio concedido pela National Academy of Recording Arts and Sciences. São 35 indicações e 13 prêmios recebidos na carreira. Só em 1984, ano do lançamento do álbum “Thriller”, Michael recebeu oito prêmios, entre eles o de melhor performance masculina R&B, melhor vocal pop, melhor álbum do ano e melhor canção com “Billie Jean”.
O álbum mais vendido da história
Não há um consenso geral sobre quantas cópias do álbum “Thriller” foram vendidas desde seu lançamento. Mas, segundo estimativas, cerca de 105 milhões de cópias foram comercializadas no mundo até o ano de 2016. Para se ter uma ideia, o segundo álbum mais vendido no mundo, “Back in Black”, da banda australiana AC/DC, vendeu “apenas” 50 milhões de cópias.
E o Vento Levou
A obra cinematográfica “E o Vento Levou”, de Victor Fleming, ganhou o prêmio de melhor filme do ano concedido pela Academia do Oscar em 1939. Sessenta anos depois, em 1999, Michael pagou cerca de um milhão e meio de dólares pela estatueta, o maior preço já pago por um item colecionável de Hollywood.
O apelido “Rei do Pop”
Durante a premiação Soul Train Awards de 1989, Elizabeth Taylor subiu ao palco para anunciar um dos prêmios da noite. Ao ler o veredicto em um envelope, a atriz não hesitou ao anunciar o vencedor como “o verdadeiro rei do pop e do R&B, o senhor Michael Jackson”. Foi a primeira vez que se referiram a Michael como o Rei do Pop, alcunha pela qual é conhecido até hoje.
O método antigravidade
Talvez um dos passos mais famosos do artista, no clipe de “Smooth Criminal”, Michael e seus companheiros dançarinos se inclinam para a frente, em direção ao chão, com os pés fixos e sem nenhuma dificuldade. Na época do lançamento do videoclipe, um nó foi feito na cabeça dos fãs, mas, tempos depois, foi solucionado o mistério: tudo não passava de um truque, no qual sapatos especiais foram usados para serem encaixados a pinos que surgiam no palco.
A Terra do Nunca
Em uma de suas residências, Michael construiu um verdadeiro parque de diversões, onde recebia amigos e convidados. O Rancho Neverland (A Terra do Nunca) possuía carrossel, montanha-russa, roda-gigante, salão de jogos fliperama e um cinema com camas de hospital, que Michael cedia para crianças doentes visitarem a propriedade.
Moonwalk
Ao contrário do que se imagina, Michael não foi o criador do famoso passo “Moonwalk”. Há registros do passo de dança sendo feito por artistas negros na década de 30, e o cantor Billy Ocean já se apresentava nos anos 70 fazendo o “Moonwalk”. Acredita-se que Michael tenha aprendido o passo observando artistas de rua quando era jovem.
We Are the World
Em 1985, em parceria com o astro Lionel Richie, Michael lançou “We Are the World”, música feita para a arrecadação de fundos para ajudar a eliminar a fome na África. A canção contou com a participação de 45 artistas famosos, como Ray Charles, Stevie Wonder, Tina Turner, Billy Joel, Bruce Springsteen, Cyndi Lauper, Bob Dylan, entre outros. A música foi vendida 7 milhões de vezes só nos Estados Unidos, tornando-se o single mais vendido de todos os tempos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.