A 35ª Assembleia Geral da Associação de Estados Ibero-Americanos para o Desenvolvimento das Bibliotecas Nacionais dos Países Ibero-Americanos (Abinia) acontecerá no Rio de Janeiro, de 3 a 6 de dezembro. O evento, sediado na Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Auditório Machado de Assis, reunirá representantes de diversas nações ibero-americanas para discutir a preservação e conservação de acervos bibliográficos.
A Abinia, fundada em 1988 em Madri, Espanha, é uma organização internacional sem fins lucrativos que busca “promover as ações dessas instituições por meio de mecanismos participativos, projetos e ajudas de cooperação internacional”, segundo a FBN. A Assembleia Geral, órgão máximo da Abinia, atualmente conta com 18 bibliotecas nacionais da Ibero-América.
Países participantes:
- Presencialmente: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai e Portugal.
- Virtualmente: Bolívia, El Salvador, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
A presença de Portugal marca um retorno significativo à Abinia após um longo período de ausência. Segundo Marco Lucchesi, presidente da FBN, “Portugal, após um longo período não participando diretamente da Abinia está voltando agora. É um fato também muito importante para nós. É uma grande comunidade que está programando as práticas, reestudando as suas funções e missões institucionais. É um momento muito bonito”.
Lucchesi destacou a magnitude dos acervos envolvidos: “Se fizer um cálculo de quanto aproximadamente cada uma dessas bibliotecas, que se encontrarão no Rio de Janeiro, possuem é como se uma parte do planeta Terra tivesse unida no Rio de Janeiro, porque gente está tratando de milhões de peças que essas bibliotecas as guardam em seus repertórios e seus acervos, não só os da América Latina, mas também de Espanha e Portugal. Então, é um volume imenso. O valor simbólico do encontro já é uma conquista de espaço e de volume”.
O encontro, apesar de ser restrito a convidados e representantes dos países membros, terá transmissão ao vivo nos dias 4, 5 e 6 de dezembro pelo canal do YouTube da FBN. A abertura oficial será realizada na terça-feira (3), às 10h, com a participação da presidente da Abinia, María Andrea Giovine Yáñez (Biblioteca Nacional do México), e Marco Lucchesi.
Temas em pauta:
- Depósito Legal e sua adaptação ao ambiente digital (palestra de Gloria Expósito, da Biblioteca Nacional da Espanha, dia 5).
- Bibliotecas sustentáveis: desafios e oportunidades (conferências de José Luiz Pederzoli Jr. e Santi Romero, dia 6).
Lucchesi também abordou o papel da Biblioteca Nacional do Brasil na preservação da memória e difusão da informação, citando a assinatura de um “termo importante com o Supremo Tribunal Federal no ano passado para as boas práticas da informação que são naturais da Biblioteca Nacional”. Ele mencionou ainda participações recentes em eventos internacionais, como uma reunião no Vaticano com importantes bibliotecas globais, e a inclusão da Biblioteca Nacional na CPLP como observadora e conselheira.
Para mais informações sobre a Abinia, acesse aqui.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.