Cultura

O Sonho Azul: obra literária aborda importância de nutrir projetos futuros

Lia era uma menina que conversava com seu sonho. Sim, brilhante, o sonho ganha vida e cor em um encantador personagem azul chamado Turquesa. A menina e o sonho dividem o protagonismo da mais nova história da escritora baiana Palmira Heine. “Cada leitor pode fazer sua própria leitura, enxergando e resgatando seus próprios sonhos…. É uma metáfora para lembrar que, não importa a idade, os sonhos nos impulsionam. Eles podem até se transformar com o tempo, mas não deixam de ser importantes”, antecipa a autora que convida leitores de todas as idades para o lançamento de O Sonho Azul. Em formato virtual, a obra será apresentada ao público dia 20 de fevereiro, às 11 horas, no Facebook e Youtube da Editora InVerso.

No caso de Lia, o sonho ficou quase ficou para trás. Sem perceber: a menina cresceu e perdeu o entusiasmo e colorido dos seus projetos. “É assim com muitos de nós, adultos, que vivemos no automático, muitas vezes sem prestar atenção nas escolhas que estamos fazendo no dia a dia. Vamos nos perdendo com a rotina, excesso de trabalho, imposições da vida, sem dar atenção aos desejos e aspirações que nos fazem felizes”, acrescenta Heine.

Jogado em um baú, Turquesa foi ficando abafado, empoeirado até que parou de brilhar. Lia casou, teve uma filha que, um dia, encontrou o baú da mãe. E os sonhos foram sendo ressignificados. A delicadeza da história foi traduzida pelos traços da ilustradora Paula Kranz. “Fiquei muito honrada em receber um convite da Palmira para ilustrar sua obra. Há algum tempo, via os livros e alguns textos dela nas redes sociais e gostava muito. A outra alegria veio ao ler o texto. Logo de cara, me identifiquei muito com Lia, a protagonista da história”, conta a publicitária que, depois da maternidade, conseguiu realizar o sonho de trabalhar com o que ama no quintal de casa. “À sombra do pé de mamão, enquanto minhas filhas brincavam, usei lápis e papel para rascunhar. E, para colorir as ilustrações, trabalhei com pintura e colagem digital”.

O Sonho Azul é o terceiro livro de Palmira que chega ao mercado com o selo da InVerso. “O texto é delicado e amoroso. O encantamento vivido pela personagem na infância, dividido com sua filha, traz a alegria de consolidação do objetivo da leitura. Com sensibilidade e carinho, um tema importante – como a imaginação, liberdade criativa e realização – é muito bem explorado incentivando sua apropriação”, avalia a publisher da Editora InVerso, Cristina Jones.

No total, a autora já coleciona 14 títulos dedicados a crianças e adolescentes. “Palmira Heine tem uma escrita ampla, que aborda, ora com delicadeza, outrora com objetividade, temas importantes do imaginário infantil. A linguagem coesa e coerente, juntamente com personagem bem construídos, aproxima leitores. Os temas socioemocionais propostos por Palmira – autoconhecimento, quebra de estereótipos e enquadramento social – nos permitem o despertar de novos olhares através da literatura”, acrescenta Jones.

Com forte representatividade no mercado literário feminino, a editora InVerso lançou recentemente a série Feminino Fabuloso, que só veio agregar na proposta transformadora de fazer da literatura um instrumento de identificação com os leitores. A série é exclusiva para as obras da escritora baiana Palmira Heine que abordam a temática, seja na releitura de contos tradicionais ou na criação de personagens femininos. “A ideia é que a parceria se estenda cada vez mais, com mais títulos e histórias bem contadas!”, comenta Jones animada.

O Sonho Azul Palmira Heine

Sobre a autora:

A baiana Palmira Heine é escritora, poeta e professora universitária. Além da vasta obra acadêmica, ela assina catorze livros infantis. São algumas de suas obras: Mila, a pequena sementinha, O pontinho desapontado, O reino todo amarelo, O autor é você, Amendoim, a tartaruguinha encantada, O lápis mágico, Uma amizade no mundo dos números e A dieta maluca das letras. Com textos, poemas e contos publicados em diversas antologias nacionais e internacionais, é também organizadora de publicações de outras autoras.

Serviço

  • O quê? Livro “O Sonho Azul”
  • Quem? Autora Palmira Heine com ilustrações de Paula Kranz
  • Quando? Lançamento dia 20 de fevereiro de 2020, sábado, às 11h
  • Onde? No Facebook (www.facebook.com/editorainverso) e Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCYt-xbPvUGyMS37MIB22omA) da Editora Inverso
  • Como? Evento gratuito
  • Quanto? Os livros podem ser adquiridos por R$ 40,00 no site da editora (www.editorainverso.com.br) ou da autora (www.palmiraheine.com.br)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.