O tradicional Festival de Brasília do Cinema Brasileiro inicia sua 57ª edição neste sábado, dia 30 de novembro, marcando 59 anos de contribuições à sétima arte nacional. Considerado o festival de cinema mais longevo do Brasil, o evento promete uma programação diversificada e acessível ao público.
A programação inclui exibições de filmes selecionados, debates, conferências, masterclasses, apresentações musicais e encontros, culminando nas premiações. Serão realizadas sessões especiais com filmes infantis e a exibição de obras clássicas, algumas restauradas. As mostras ocorrerão em diversas localidades do Distrito Federal: Plano Piloto, Gama, Planaltina e Taguatinga, até 7 de dezembro. Detalhes da programação, locais de exibição e outras informações estão disponíveis no site oficial do festival ou em suas redes sociais.
A cerimônia de abertura, prevista para as 20h, terá ingressos gratuitos, disponíveis na bilheteria do Cine Brasília a partir das 14h do sábado. O limite é de dois ingressos por pessoa. Segundo os organizadores, “Conforme a tradição do Festival de Brasília de manter a sua programação amplamente acessível, praticamente todas as sessões da 57ª edição serão gratuitas”.
As sessões em Planaltina, Gama e Taguatinga também serão gratuitas, com acesso por ordem de chegada. Apenas a Mostra Competitiva Nacional no Cine Brasília exigirá a compra de ingressos (até 4 por pessoa), custando R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira). A compra e retirada devem ser feitas presencialmente na bilheteria do Cine Brasília no dia da sessão, a partir das 14h. Os organizadores explicam: “A compra e retirada de ingressos deve ser feita de forma presencial, na bilheteria do Cine Brasília, no dia da sessão pretendida, a partir das 14h. Todas as outras exibições têm entrada gratuita, por ordem de chegada e sem retirada de ingressos”
Homenagens
A abertura do festival prestará homenagem à atriz Zezé Motta, que completa 80 anos e receberá o primeiro Troféu Candango em reconhecimento à sua extensa carreira, incluindo 55 filmes, mais de 50 produções para TV e 14 álbuns. Em 1975, ela recebeu o Candango de Melhor Atriz por Xica da Silva, filme de Cacá Diegues que também será exibido nesta edição.
Outras homenagens incluem o documentarista Delvair Montagner, que receberá um prêmio da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo, e a produtora Sara Silveira, agraciada com o prêmio Leila Diniz por sua “extensa trajetória na produção que marcou o cinema brasileiro para sempre”. João Luiz Vieira, professor, curador e pesquisador, receberá a Medalha Paulo Emílio Salles Gomes.
Debates e Masterclasses
Os tradicionais debates sobre os filmes exibidos, que visam a reflexão sobre paradigmas da sociedade contemporânea, serão realizados gratuitamente, geralmente nas salas de exibição, exceto os debates dos filmes de abertura e da Mostra Competitiva Nacional, que acontecerão no Hotel Grand Mercure. Os debates da mostra competitiva serão transmitidos no canal do festival no YouTube. Serão 27 debates, todos com mediadores.
A 4ª Conferência Audiovisual, com o tema “Soberania do Audiovisual Brasileiro em 2024”, também fará parte da programação. Masterclasses gratuitas com as cineastas Rita von Hunty e Petra Costa serão oferecidas no Cine Brasília nos dias 1º e 3 de dezembro, respectivamente, destinadas a “aprendizado, trocas e debates essenciais para que o público afie o pensamento crítico e mergulhe nas narrativas e estéticas do nosso audiovisual”. O acesso será por ordem de chegada.
Os organizadores destacam que os 264 projetos inscritos, dos quais 102 foram selecionados para 179 reuniões exclusivas com 19 players convidados, demonstram o bom momento do cinema brasileiro.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.