O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou o adiamento da divulgação dos resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Previstos inicialmente para 21 de dezembro, os resultados serão publicados em 11 de fevereiro de 2025.
A mudança no cronograma, segundo o MGI, decorre de um acordo judicial que reabilitou 32.260 candidatos para a correção da prova discursiva. Esses candidatos haviam sido inicialmente eliminados por não marcarem o gabarito ou a frase no cartão de resposta, conforme previsto no item 9, letra “f”, do caderno de provas. O critério visava a identificação do tipo de prova.
O acordo judicial garantiu a continuidade do concurso e assegurou a correção das provas discursivas e redações de um número equivalente de candidatos concorrendo às vagas reservadas para pessoas negras que atingiram a nota mínima, em comparação aos candidatos de ampla concorrência.
O MGI explicou que a reintegração de um número significativo de candidatos e a necessidade de correção adicional de provas demandaram um novo cronograma para a finalização do CPNU, frequentemente chamado de “Enem dos Concursos”.
Com o acordo, o Ministério garante a lisura e a isonomia do concurso, proporcionando aos candidatos reabilitados a oportunidade de prosseguir no processo seletivo. A publicação dos resultados em 11 de fevereiro marca a conclusão de mais uma etapa do CPNU, permitindo aos aprovados avançar para as próximas fases.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.