Concurso Público

Prefeitura de Natal autoriza concurso para Professor com 710 vagas

Na tarde desta sexta-feira (23), a prefeitura de Natal divulgou a assinatura do processo para a realização de um novo concurso público com 710 vagas. Focado em atender as demandas da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME Natal), o certame será focado em cargos de professores na rede municipal de ensino.

Embora não tenha sido ainda divulgado o edital, o pleito da realização de um concurso público para a pasta da educação é antigo. Desde junho de 2022, o tema está sendo trabalhado internamente pela comissão organizadora.

Agora foi confirmado que serão 710 novas vagas criadas pela Lei Complementar Nº 241, de 19 de Janeiro de 2024 e publicada no DOM. Entre as oportunidades a maior parte delas será destinada ao cargo de Professor pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental: serão 450 oportunidades ao todo. De acordo com a prefeitura, a remuneração será de Professor “N”, de R$ 3.315,41, que vale pelo período do estágio probatório. O concurso ainda está em fase de organização e será realizado nos próximos meses. 

📳Participe do canal do Portal N10 no WhatsApp (aqui) e receba no seu celular as notícias do estado

Confira abaixo o quadro de vagas para professores do concurso público de Natal

CargoVagas
Professor pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental450
Professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)60
Professor de Arte / Dança5
Professor de Arte / Artes Visuais6
Professor de Arte / Teatro6
Professor de Arte / Música5
Professor de Educação Física15
Professor de Ensino Religioso25
Professor de Geografia13
Professor de História15
Professor de Inglês15
Professor Intérprete de Libras10
Professor de Língua Portuguesa30
Professor de Matemática40
Professor de Ciências da Natureza15

Atualização na carreira de professores em Natal viabiliza concurso

No final de 2023, uma lei aprovada pela Câmara Municipal de Natal aprovou um projeto de lei que previa a atualização e modernização da carreira de professor da rede pública de Educação do Município. A lei aprovada no fim do ano passado é considerada fundamental para a realização do próximo concurso.

Prefeitura do Natal terá 710 vagas para professores em concurso em 2024 (Foto: Manoel Barbosa/SME)
Prefeitura do Natal terá 710 vagas para professores em concurso em 2024 (Foto: Manoel Barbosa/SME)

A ideia é que os aprovados no certame possam suprir a demanda por professores na rede municipal, abordando áreas como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a interpretação de libras, além de preencher lacunas existentes no corpo docente atual. Vale salientar que o último concurso realizado em Natal ocorreu em 2015.

A nova lei também manteve os direitos previstos nas legislações anteriores sobre o Magistério, garantindo que os atuais ocupantes dos cargos de professor e educador infantil mantenham seus direitos adquiridos, incluindo promoções, mudanças de letras e aposentadoria. No entanto, os novos professores que ingressarão na rede municipal por meio de concurso terão carga horária de 30 horas semanais, com dois terços destinados à sala de aula e um terço para atividades de planejamento e formação.

Na prática, isso significa que os professores precisarão cumprir 20 horas semanais de trabalho direto com os alunos e 10 horas para outras atividades que atendam às necessidades das unidades de ensino.

De acordo com a Prefeitura do Natal, informações como banca, edital, cronograma e mais detalhes deverão ser publicados nas próximas semanas. Até lá, você pode ficar bem informado sobre esse e outros concursos acessando diariamente o Portal N10.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.