O concurso público que visa o preenchimento de vagas na Polícia Civil do Rio Grande do Norte está novamente em destaque. A delegada-geral da PC, Ana Cláudia Saraiva, anunciou nesta segunda-feira (24) que o concurso da Polícia Civil contará com 301 vagas. Além disso, ela também confirmou a data limite para a publicação do edital.
Após a Secretaria de Administração e Recursos Humanos do estado optar pela descentralização do Concurso da Polícia Civil do RN, o próprio órgão será responsável pela organização, o que trará celeridade ao processo.
A formalização aconteceu com a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público para a realização do próximo certame. Na publicação desse documento, há, também, o cronograma do certame:
Até 15 de setembro: Prazo para Delegada-Geral divulgar a banca organizadora;
Até 31 de outubro: Publicação do edital.
O concurso público ofertará 301 vagas, sendo: 230 para agentes e 24 para escrivães (com remuneração inicial de R$ 4.731,91); e 47 vagas para delegado (com remuneração inicial de R$ 16.670,59).
Concurso Polícia Civil do RN: cargos e vagas
O certame, como já anunciado no início da matéria, contará com 301 vagas imediatas para três cargos. Em todos os casos, também, haverá a formação de cadastro de reserva. Confira:
Delegado – 47 vagas
Agente – 230 vagas
Escrivão – 24 vagas
O número de cargos aprovados é bem inferior ao número de cargos vagos. Segundo dados do setor de pessoal da PC-RN, hoje existem 3.820 cargos vagos, sendo a maior carência para Agente e Escrivães.
Concurso Polícia Civil do RN: Requisitos
O próximo concurso da Polícia Civil do RN será apenas para nível superior. Aos cargos de Escrivão e Agente de Polícia é necessário a graduação completa em qualquer formação. Para o cargo de Delegado, exige-se o bacharelado em Direito.
Delegado Substituto: Diploma em Direito.
Escrivão de Polícia e Agente de Polícia: Diploma em nível superior.
Confira outros requisitos:
- Ser brasileiro ou português amparado pelo Estatuto da Igualdade;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e pleno exercício dos direitos políticos;
- Estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;
- Ter completado 18 anos de idade – Não há limite de idade;
- Ter CNH;
- Apresentar antecedentes da Polícia Federal e Polícias Civis dos Estados no qual residiu nos últimos cinco anos, expedidas, há, no máximo, três meses;
- Apresentar certidões negativas expedidas pela Justiça Federal, Eleitoral e Militar;
- Firmar declaração de que não esteja cumprindo sanção disciplinar por falta grave;
- Não ter sido punido com pena de demissão aplicada por qualquer órgão ou entidade federal, estadual ou municipal;
- Gozar de boa saúde física e mental.
Seleção anterior
O último concurso da PC-RN ocorreu em 2008, quando foram oferecidas 438 vagas, sendo 107 para o cargo de escrivão, 263 para agente e 68 para delegado. A banca organizadora foi o Cebraspe.
Os participantes foram submetidos a provas objetivas e dissertativas, avaliação física (exceto para escrivão), prova prática, exame psicotécnico e curso de formação profissional.
Se você quer ficar por dentro das novidades de concurso público e processo seletivo no Rio Grande do Norte, participe do nosso grupo no Facebook (clique aqui). Quer bolsa de estudo com até 70% de DESCONTO? Clique aqui e saiba mais!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.