Está lançado o Edital de concurso público da Marinha do Brasil para admissão às escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM). A seletiva busca preencher 1240 vagas, sendo 248 (duzentos e quarenta e oito) vagas destinadas aos candidatos negros (Lei 12.990/14).
Para participar, o candidato precisa ser brasileiros nato ou naturalizado, do sexo masculino, solteiro e possuir ensino médio completo ou curso equivalente. Além disso, é preciso ter altura mínima de 1,54m e máxima 2,00m e entre 18 e 22 anos de idade até o dia 1º de janeiro de 2018.
Inscrição e salário
As inscrições custam R$ 30,00 (trinta reais) e serão recebidas por meio do site da Marinha ou nos locais listados no Edital no prazo entre 1º de fevereiro e 06 de março 2017 na página oficial da Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), no endereço www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br.
No momento da inscrição, será disponibilizada opção para que o candidato escolha uma entre três áreas para atuar: apoio, eletroeletrônica ou mecânica. Durante o curso de formação, com duração de um ano, ele atuará na área escolhida e, após o término, poderá escolher uma especialidade dentro desta área. Após a conclusão do curso, os rendimentos iniciais podem chegar a R$2.500.
Apostila APRENDIZES / MARINHEIROS – Concurso Marinha do Brasil
Avaliações
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, inspeção de saúde e teste de aptidão física (natação e corrida), e avaliação psicológica.
Caso o candidato prefira, pode se inscrever pessoalmente nas cidades de Natal/RN, Rio de Janeiro/RJ, São Pedro da Aldeia/RJ, Angra dos Reis/RJ, Nova Friburgo/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, São Luis/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP, Manaus/AM e Santos/SP.
O candidato aprovado em todas as etapas ingressará no Curso de Formação, com duração de 48 semanas e realizado nas Escolas de Aprendizes Marinheiros de Florianópolis, de Fortaleza, de Recife e de Vila Velha, no Espírito Santo.
O resultado final das etapas de classificação está previsto para o dia 13 de novembro de 2017 e o início do curso para 22 de fevereiro de 2018.
Ao concluir o Curso com aproveitamento, o Grumete – GR prestará juramento à Bandeira, assumindo compromisso de tempo de serviço (Compromisso de Engajamento), por um período de dois anos, contados a partir do dia imediato ao do término do C-FMN.
Após a conclusão do C-FMN, o GR será promovido à graduação de Marinheiro (MN) e, para atender às necessidades dos Setores de Distribuição de Pessoal da Marinha do Brasil, poderá ser designado para servir a bordo de Navio ou Organização Militar (OM) da MB, em todo o território nacional, onde cumprirá um Estágio Inicial (EI) destinado à avaliação do desempenho ao longo do primeiro ano da graduação.
EDITAL – APRENDIZ DE MARINHEIRO
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.