Em muitas regiões, as contratações começaram, só que esse ano tem um diferencial importante: quem quer uma chance vai ter que se esforçar mais, porque o número de vagas será menor.
A esperança de conquistar um emprego temporário faz muita gente levantar cedo e sair com o currículo na mão em busca de sua vaga no mercado de trabalho. Na teoria, o emprego temporário dura em média três meses, mas na pratica o funcionário pode ser efetivado. Para isso, precisa mostrar muito empenho, trabalhar bastante e destacar.
Dia das Crianças gera emprego
Quando o assunto é trabalho temporário, pensamos imediatamente no Natal, mas o Dia das Crianças vem antes e é a grande prova para garantir uma vaga.
Várias redes de lojas de brinquedos do Brasil tem o plano de aumentar o quadro de vendedores em até 50% agora em setembro. São oportunidades de trabalho temporário.
Aqui na capital do RN, lojas de grande porte como Iskisita Atacado e Lojas Americanas, estarão recrutando novos colaboradores. Lojas de médio e pequeno porte do centro de Natal, Alecrim e shoppings da cidade também estarão recrutando para este final de ano.
Cruzeiros buscam tripulantes
A temporada de cruzeiros no Brasil começa em novembro, mas a seleção para os tripulantes já começou. Devem ser geradas mais de duas mil vagas até maio do ano que vem.
Os contratos são assinados por temporada e duram de seis a nove meses. Podem ser renovados, mas depois que o funcionários tirar um ou dois meses de férias. Não é obrigatório ter experiência, mas o gerente de recrutamento logo avisa: quem não fala inglês fluente pode sentir enormes dificuldades. Os navios ficam aqui no Brasil uma média de três meses e meio. Ou seja, no restante do contrato, ele vai fazer fora do Brasil. E fora do Brasil os passageiros são de outras nacionalidades. É aí que entra o inglês.
O processo de seleção é quase todo feito via internet, já que os candidatos são de várias regiões do país. É possível saber mais sobre as vagas clicando aqui.
Temporário também tem direitos
A lei estabelece limites para a contratação de trabalhadores temporários e eles têm muitos direitos iguais aos dos funcionários efetivos.
O temporário não pode ganhar menos e o serviço que ele presta deve ser registrado na carteira de trabalho. O trabalhador também tem direito ao 13º salário, férias, vale-transporte e fundo de garantia.
O prazo mínimo para o contrato temporário é de um mês. Ele pode ser prorrogado por até seis meses e, em casos específicos, por mais tempo ainda.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.