Em entrevista na manhã desta terça-feira (18) ao Jornal RN No Ar da TV Tropical, o secretário de estado da saúde pública, George Antunes, pontuou as ações que estão sendo realizadas pela secretaria para melhorar a assistência à saúde da população.
O processo de regionalização está avançando com o trabalho na 4ª região de saúde, melhorando o perfil assistencial dos hospitais de Caicó e Currais Novos e atuando em parceria com o Consórcio das secretarias municipais de saúde para organizar toda a linha de cuidado nessa região, trabalhando as redes de atenção em saúde.
De acordo com o secretário, um novo concurso está em andamento, na fase de contratação da empresa organizadora. Em paralelo também será realizado um processo seletivo simplificado para contratação de profissionais de forma mais imediata para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP). “Temos uma carência de profissionais muito grande, em virtude de aposentadorias e pedidos de demissões. Somente no hospital Walfredo Gurgel, por exemplo, temos a necessidade de 75 profissionais enfermeiros. Desde 2010 não há concurso para a saúde do estado, então esperamos suprir esse déficit”, explicou George Antunes.
Em 2016, Ricardo Lagreca (Secretário da pasta na época) havia anunciado que a previsão era de abrir 635 vagas para cargos assistenciais e administrativos, além de 195 vagas para médicos em diferentes especialidades.
Concurso anunciado
O concurso já havia sido anunciado em meados de 2015 pela então coordenadora de Recursos Humanos, Ângela Lobo, em comunicado oficial à imprensa.
Segundo levantamento feito pela Coordenação de Recursos Humanos da Sesap, cerca de cinco mil servidores irão se aposentar até 2019, o que representa 30% de todo o efetivo da saúde. A estimativa foi feita com base no tempo de serviço e idade dos servidores. Segundo a Sesap, o novo concurso terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois e provavelmente será lançado ainda neste primeiro semestre de 2017.
+ Apostilas para Concursos Abertos no Rio Grande do Norte
Detalhes
Concurso: SESAP/RN
Banca organizadora: a definir
Cargos: Administrativos, Assistenciais e área Médica
Número [provável] de vagas: 830
Remuneração: —
Situação: Anunciado
Último Edital
A respeito do custeio mensal para manter os serviços de saúde, o secretário afirmou que é necessário “encontrar um equilíbrio para esta equação junto à Secretaria de Planejamento. A nossa necessidade é de algo em torno de 20 a 22 milhões mensais, mas temos uma dívida acumulada de mais de 50 milhões de reais. Temos um grupo de profissionais dedicado e comprometido e não vamos nos entregar, temos o SUS como ideologia e vamos manter a crença. O governador está nos apoiando diretamente e acredito que vamos sair dessa situação”, disse o secretário.
Sobre problemas no Hospital Ruy Pereira o secretário afirmou que uma empresa já foi contratada para recuperação da rede elétrica que ocasionou a interrupção temporária das cirurgias vasculares, que por este motivo estavam sendo realizadas emergencialmente no Walfredo Gurgel e outras unidades contratadas. Já no hospital Giselda Trigueiro, o problema com a empresa terceirizada de higienização e alimentação também já foi sanado com o repasse de aproximadamente 600 mil reais na tarde de ontem (17). A empresa já restabeleceu os serviços.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.