O aguardado concurso dos Correios terá uma cota de 30% das vagas reservadas para candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas. O anúncio oficial da empresa estatal confirmou que o edital será publicado na próxima quarta-feira, 9 de outubro.
Esse certame está em fase final de revisão e análise, o que abre portas para milhares de candidatos interessados em ingressar em uma das maiores instituições do Brasil.
Segundo o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a medida reflete o compromisso com a justiça social. “A equidade de raça está entre as prioridades da nossa gestão, em alinhamento às diretrizes do governo do presidente Lula. Com a reserva de vagas para grupos historicamente minorizados, estamos criando oportunidades para que iniciem uma carreira sólida nos Correios, uma das empresas mais admiradas do Brasil, e contribuímos para o avanço da justiça social em nosso País”, destacou o presidente.
Vagas e salários oferecidos
O concurso público dos Correios visa preencher 3.099 vagas para o cargo de Agente de Correios, destinado a candidatos com ensino médio completo. Além dessas, haverá 5.344 vagas para formação de cadastro reserva. Já para quem possui nível superior, serão abertas 369 vagas para Analista de Correios, com 631 vagas para cadastro reserva.
Os salários variam de acordo com o nível do cargo: os Agentes de Correios terão uma remuneração inicial de R$ 2.429,26, enquanto os Analistas de Correios iniciarão com R$ 6.872,48.
Provas e datas importantes
A aplicação das provas para esse concurso ocorrerá no dia 15 de dezembro, contemplando todas as regiões do Brasil, inclusive o Distrito Federal, e pode abranger até 306 localidades no país. As avaliações serão realizadas pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que conduzirá a seleção. O concurso inclui provas objetivas para os dois níveis de escolaridade.
Para os cargos de nível médio, a prova objetiva será de caráter eliminatório e classificatório. Já para os cargos de nível superior, além da prova objetiva, será exigida uma prova discursiva, com redação de até 30 linhas, também de caráter eliminatório e classificatório. Todas essas informações, além do período de inscrição e do conteúdo programático, serão detalhadas no edital.
Paralelamente, os Correios também realizarão provas específicas para cargos na área de medicina e segurança do trabalho. A aplicação das provas será no dia 13 de outubro e o resultado final será divulgado no dia 20 de novembro.
Esse concurso contará com duas etapas: a primeira será uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, enquanto a segunda fase incluirá comprovação de requisitos, análise de perfil profissional e exames médicos admissionais.
Cronograma do concurso
Etapa | Data |
---|---|
Publicação do edital | 9 de outubro |
Provas para medicina e segurança do trabalho | 13 de outubro |
Resultado final (medicina/segurança do trabalho) | 20 de novembro |
Provas gerais (nível médio e superior) | 15 de dezembro |
Os candidatos interessados em participar do concurso devem ficar atentos ao site oficial dos Correios e do IBFC para mais detalhes e atualizações sobre o processo.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.