Concurso Público

Concurso público: governo autoriza vagas em instituições

O Governo Federal autorizou a realização de concursos públicos que contam com 98 vagas no Ministério do Meio Ambiente e 502 na Funai.

No Ministério do Meio Ambiente as vagas são apenas para analistas ambientais, já na Fundação Nacional dos Povos Indígenas, 502 vagas são destinadas para diferentes cargos de nível superior, sendo assim dentre eles estão: administrador, assistente social, antropólogo e engenheiro.

Ainda que a abertura de vagas tenha sido anunciada pelo Ministério da Gestão, a responsabilidade tanto de selecionar pessoas, como de publicar o edital será da pasta do Meio Ambiente e da Funai. 

No entanto, se no prazo de seis meses as vagas não forem abertas, a portaria publicada no dia de ontem (02/05) perderá os efeitos e terá a disponibilidade de orçamento – utilizada para as contratações – cancelada.

O que é concurso público? 

O concurso público nada mais é do que um processo seletivo. Sendo assim, o conhecimento de cada um é avaliado a partir da aplicação de uma prova de assuntos gerais.

Na prova estão assuntos como: 

  • Língua Portuguesa;
  • Informática
  • Atualidades
  • Matemática Básica
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo

Muitas pessoas quando pensam em fazê-lo procuram por boa remuneração ou estabilidade na vida profissional, mas claro, há situações nas quais pensam ter os dois. 

Portanto, uma vez que para conseguir atingir o objetivo será exigida não só organização como também muito foco, é bom ter certeza da decisão que está tomando.

Quem pode prestá-lo? 

Pode prestar qualquer pessoa que seja maior de 18 anos, de acordo com certas regras. No entanto, alguns cargos como o de promotor de justiça e também o de juiz exigem idade mais acima.

Além disso, é necessário preencher alguns requisitos, como: 

  • Ter cumprido a obrigação militar
  • Comprovar que está apto fisicamente e mentalmente
  • Comprovante de votação na última eleição
  • Ser brasileiro

Algumas áreas do concurso público que são possíveis de disputar vaga tanto em estados como municípios brasileiros são as seguintes:

  • policial federal, civil ou militar
  • em tribunais, atuando em cargos na justiça federal ou estadual
  • bancária, podendo atuar no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal
  • área da saúde, atuando como auxiliar, técnico de enfermagem ou enfermeiro

A Constituição Federal abomina qualquer tipo de discriminação relacionada ao processo seletivo, seja por cor, gênero, estado civil, raça, sexo ou religião.

Como funciona a aplicação para estrangeiros

Por mais que a nacionalidade brasileira seja um dos principais requisitos para que a vaga seja preenchida, de acordo com o blog do advogado Agnaldo Bastos, há uma lei que permite com que estrangeiros ocupem certos cargos, sendo eles o de técnico científico em universidades e institutos federais ou apenas o de cargo técnico.

No entanto, só é possível o preenchimento da vaga caso o estrangeiro seja naturalizado.

Ainda assim, é de extrema importância que os concurseiros em geral fiquem atentos aos editais, pois nele estarão presentes todas as vagas, além de também constar a área desejada e os valores que envolverão a remuneração.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Maria Stephany

Me chamo Maria Stephany, sou estudante de jornalismo e redatora tanto do Portal N10 como do Portal Lorena R7. Aqui estou nas editorias de Tecnologia, Brasil, Política e Economia. Já no Lorena R7, vocês podem me encontrar nas editorias de Celebridades, Moda, Beleza e Empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Saiba quais são os carros elétricos mais econômicos à venda no Brasil As tendências de saúde que vão impactar o mundo em 2024 Verão e exercício: uma combinação perfeita para a saúde Os primeiros passos para quem quer entrar em forma com a musculação Dormir faz parte de nossa saúde! Confira algumas dicas. Proteja seu coração das infecções Menopausa precoce: causas, consequências e soluções Por que você deveria incluir o açaí na sua alimentação Perca a gordura abdominal com métodos científicos Café da manhã que favorecem a perda de peso e a saciedade

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.