O que é link builder e como rankear um site no Google

link builder
Imagem: freepik.com

Você sabe o que é Link Builder? Bem como a importância do construtor de link para o desempenho do seu site? Primeiramente, entenda que o link builder pode levar o seu site ao topo dos buscadores.

Porém, é preciso entender como ele funciona e como tirar o melhor proveito dessa estratégia. Pois uma boa colocação nos principais buscadores da Internet é uma necessidade de qualquer negócio digital.

Entretanto, o que muitos não sabem é que estar bem posicionado nos buscadores, seja Google, Yahoo ou Bing, não depende apenas da sua estrutura. Mas também de ações externas ao seu site.

Além disso, quando falamos de Google, 75% do mercado no Brasil está acostumado a fazer pesquisas nele. De acordo com estudos, se a marca não aparece nos 30 primeiros links do buscador, é provável que o seu website não tenha acessos. 

Então, para garantir um melhor posicionamento é preciso recorrer ao SEO ou otimização nos sites de busca e, com ele, o link building.

No entanto, além de uma boa estratégia de marketing, é preciso atenção para alguns itens fundamentais no bom ranqueamento do site. Sendo assim, não basta desenvolver a estrutura do site, com otimizações em desempenho, etiquetas, palavras-chave e URL amigáveis para cada página.

Por exemplo, você também precisa de conteúdo autoral e exclusivo, para a construção do link builder.

Continue a leitura para entender melhor sobre os links do seu site.

Antes de tudo, o link builder, é o profissional responsável pela construção de links. Entretanto, estes links são externos ao seu site. Ou seja, eles servem como referências que pontuam positivamente nos buscadores. 

Uma vez que, se vários outros sites levam para alguma página do seu website, significa que pessoas virão visitá-lo. No que lhe concerne, isso gera tráfego e melhora o posicionamento nos mecanismos de busca.

Então, esta técnica de apontamentos de links externos para as páginas do site chama link building. Em suma, ela melhora a relevância necessária para ganhar cada vez mais posições nos buscadores. Já que, quanto mais links o site recebe, melhor é o posicionamento alcançado nos buscadores. 

No entanto, não adianta sair criando links em fóruns ou comentários. Uma vez que, é preciso ter relevância. Por exemplo, o Google considera sempre a qualidade de onde o link está inserido.

Primeiramente, entenda que os mecanismos de buscas têm robôs que vasculham a internet quando o usuário realiza uma pesquisa. Depois, ele mostra os sites que correspondem à procura por ordem de relevância. Ou seja, é feito um ranking na página de resultados.

Por isso, esse espaço é muito disputado por páginas corporativas. Uma vez que podem trazer ótimos resultados para as empresas que alcançam as melhores posições. Entretanto, para tal, existem fatores de ranqueamento que precisam ser seguidos. Sendo que o link building, é um dos principais.

Então, saiba agora como usar link builder a favor da sua empresa!

Em suma, imagine uma sala com dez pessoas. Agora, a décima primeira pessoa entra e pergunta: qual é a cor mais bela?

A seguir, alguém diz que azul, três dizem ser amarelo, e seis dizem ser verde. Nesse caso, dá para concluir que verde é a cor mais bela. Afinal, foi a cor com maior número de referências.

De forma geral, é exatamente assim que funcionam as pesquisas online. Quando vários links levam para uma mesma página, ela ganha pontos no posicionamento do Google.

O que fazer para melhorar a autoridade do site?

Por exemplo: supomos que uma dessas pessoas fosse ninguém menos que o pintor Pablo Picasso. Nesse caso, sua opinião teria mais relevância que as outras. Uma vez que, estamos falando de uma referência no assunto.

Novamente, o mesmo acontece no ambiente online. Isso significa que sites com boa autoridade de página têm mais influência quando lincam para outras.

Definitivamente, a melhor maneira de elaborar o link building, é produzir conteúdo de qualidade no site. Pois ao criar um conteúdo relevante que ajuda os leitores, os profissionais da área certamente vão indicar seu site. 

Além disso, ao produzir um conteúdo de qualidade, internautas vão compartilhar. No que lhe concerne, os compartilhamentos resultam em mais links para o seu site.

Sendo assim, o mais importante do link builder, é sempre criar conteúdos de ótima qualidade que aumentam os links direcionados para o seu site. Outra boa estratégia são os guest posts

Ou seja, você produz um conteúdo exclusivo que será postado em outro site, com links que direcionam para o seu.

Da mesma forma, você pode procurar sites que abordam o mesmo nicho que o seu. Depois oferecer posts com links para suas páginas. Em geral, donos de blogs aceitam esse tipo de divulgação. Já que se trata de um conteúdo exclusivo e eles só precisam postar no site. 

Ou seja, o blogueiro ganha conteúdo fácil e você links externos. Isso significa que ambos recebem vantagens nessa parceria online!

Sendo assim, link building é muito importante para conquistar mais visitantes e possíveis clientes. Então, confira como usar essa estratégia:

Antes de tudo, quando um site disponibiliza um link associado ao seu conteúdo, ele informa para os buscadores que este link é relevante e confiável. Ou seja, funciona quase como uma validação do seu conteúdo relacionado ao assunto em questão.

Então, para avaliar essa relevância, o Google considera vários fatores. Sendo que os relevantes são:

  • Contextualização do link no assunto
  • Conteúdo relacionado ao link, assim como o lincado.
  • Também o tipo de link usado, que pode ser dofollow ou nofollow.

Como já mencionamos, há 2 tipos de links. Assim, a escolha por cada um deles definirá a importância para a sua estratégia de link building:

Esse primeiro tipo de link não requer a inserção de nenhum atributo no código para informar ao buscador que ele deve receber atenção e ser seguido.

No que lhe concerne, o NoFollow, indica ao buscador que ele não deve seguir determinado link. Nesse caso, é preciso inserir um atributo em HTML. Esta definição está associada com links não confiáveis. 

Por exemplo, no YouTube o NoFollow é usado nos links descritivos.  Afinal, não dá para saber a relevância e confiabilidade dos sites que inserem conteúdo na plataforma. 

Dessa forma, para não haver penalidade dupla, do site que inseriu o conteúdo e do próprio YouTube, foi preciso usar uma definição default.

Agora que você já sabe o que é o link builder. Bem como a importância dessa estratégia de link building para ranquear o seu site nos buscadores. Então, chegou a hora de pensar como colocar isso em prática.

Dessa forma, o melhor a se fazer é pensar em estratégias de parceria e desenvolver conteúdo de qualidade. Caso ainda tenha dúvidas, você pode deixar nos comentários abaixo. 

O que achou sobre o link builder? Quais são as estratégias que você usa no seu site? Comente e compartilhe.

Sair da versão mobile
adbanner