Backlinks: o que é e as estratégias para conseguir os melhores

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Imagem: freepik.com

Não há como deixar de lado o fato de que os  backlinks seguem sendo um dos  principais fatores de ranqueamento  do Google. Além disso, é muito improvável que a situação mude no futuro próximo. Então, que estratégias usar para conseguir os melhores backlinks

Antes de tudo, existem diversas estratégias que você pode colocar em prática no seu site e vão ajudar você a construir backlinks gratuitamente e com bons resultados.

Porém, antes é preciso entender que criar bons backlinks, com alta relevância, é uma tarefa que demanda atenção. Isso porque os links de um site para outro são vistos como votos de confiança e autoridade, ajudando a conquistar melhores resultados de SEO.

Por fim, essa autoridade pode trazer posições mais altas nas SERPs, dando mais visibilidade para o site. Além de mais tráfego orgânico. Por isso, backlinks são fundamentais nas estratégias de marketing digital.

Entretanto, tenha atenção. Pois que os links tóxicos podem prejudicar seu ranqueamento e gerar penalidades, ao invés de ajudar. 

Continue a leitura para saber mais sobre os melhores backlinks.

Imagem: Hostgator.com

Em suma, backlink significa link de volta, em outras palavras, é um link em um texto ancora adicionado em outro site apontando para o seu, e um backlink de qualidade precisa ser:

  • Inseridos com uma intenção editorial e naturalmente no texto;
  • Backlinks de sites que sejam relevantes e tenham alta autoridade.

Sendo assim, os backlinks certos ajudam a impulsionar sua estratégia de SEO. E o melhor é que há diversas maneiras de ganhar links de alta qualidade.

Depois de tudo isso, você ainda não sabe por onde começar sua estratégia de backlinks? Então, veja essas estratégias:

1. Criar linkbuilding com páginas de recursos!

Geralmente, ao pensar em maneiras de obter backlinks, muitas pessoas pensam em estratégias grandes e complicadas. No entanto, uma das maneiras mais eficazes de conseguir backlinks é criar páginas que poderão se tornar a fonte de links.

Sendo assim, para ter sucesso com essa tática, você deve entender onde sua empresa consegue entregar valor ao seu público. Agora você pode obter os melhores backlinks usando páginas de recursos. 

Por exemplo, alguns sites onde as páginas de recursos existem são:

  • Sites com dicas de viagens e turismo
  • Universidades
  • Governos locais

Uma maneira simples de buscar por essas páginas é digitar a sua palavra-chave e depois o termo “links”.

Além disso, é comum você encontrar essas oportunidades analisando o perfil de links do seu concorrente. Pois você acha links que apontam para seus concorrentes, mas não levam para o site.

Ao utilizar a ferramenta de  Análises de backlinks da SEMrush, você pode identificar todos os recursos com links para o site dos seus concorrentes. Após registrar essas informações, você consegue criar uma estratégia de conteúdo que atraia a atenção de sites com listas de recursos. Então, eles vão querer criar um link para o seu site. 

Mais dica simples é usar a ferramenta de Análise de Lacunas de Backlinks. Uma vez que você pode inserir o seu domínio, o domínio dos concorrentes e ver exatamente os sites que apontam para eles, mas não estão levando para o seu site atualmente.

Já essa estratégia consiste em encontrar páginas informativas que possuem links externos para páginas que não existem mais.

Sendo assim, se você conseguir identificar links quebrados que apontam para páginas com erros 404 e oferecer no lugar bons conteúdos, você consegue construir alguns links de alta qualidade.

Nesse caso, você precisa criar um conteúdo semelhante ao que estava inicialmente vinculado no texto. Afinal, essa tática pode trazer ótimos resultados, pois nem os usuários, nem o site do qual você deseja um link estão sendo beneficiados com um link para uma página com erro.

De antemão, é muito comum para uma empresa ser mencionada online. Por exemplo, menções em jornais online regionais, estações de rádio, além de resenhas e avaliações de produtos.

Ainda que, no melhor dos cenários, essas menções tenham um link para o seu site, na maioria das vezes isso não acontece. Ou seja, essas são referências à marca sem link. Afinal, como você pode encontrar essas menções e tentar conquistar esses links?

Na verdade, é simples, basta usar a ferramenta de Brand Monitoring, da SEMrush.

Depois, configure a ferramenta para monitorar as menções da sua marca e receber um aviso diretamente na sua caixa de e-mail. Já para encontrar menções sem link, é só clicar na caixa ‘sem link’, que fica na lista suspensa ‘link para o site’. 

Após fazer esse passo, o ideal é entrar em contato com webmasters, jornalistas ou blogueiros que mencionaram sua marca e pedir para eles adicionarem um link.

Caso você venda produtos de outras pessoas, essa pode ser uma excelente oportunidade de ganhar os melhores links ​​para o seu site. Uma vez que fabricantes e fornecedores possuem páginas de ‘onde comprar’  seus produtos, links dos seus clientes que realizam a venda para o público final.

Por outro lado, se você for um vendedor de produtos de um fabricante, você deve começar a listar para ganhar um link. Sendo assim, crie uma lista de todos os seus fornecedores e os sites deles. Então, verifique um por um para achar as páginas que listam os revendedores.

Mais uma boa estratégia. Por acaso você é membro de algum tipo de associação empresarial? Pode ser uma Câmara de Comércio ou então um órgão especializado da sua área. Nesse caso, você pode ter algumas maneiras simples de ganhar links para seu site.

Assim como acontece no tópico anterior, o processo é igual. Ou seja, você precisa criar uma lista de todas as associações das quais você é membro e também dos sites deles. Logo depois, procure pela página de “membros” ou “associados”. 

Provavelmente, você encontrará uma lista ou diretório. Sendo assim, se você for membro, mas não está listado, entre em contato com a associação e pergunte como aparecer nessa página.

Por fim, listas são um componente importante na estratégia de backlinks.

Uma vez que, quando se trata de conseguir backlinks para seu site, você pode usar listas para mostrar seus produtos ou serviços para o público. Ao mesmo tempo, você ganha links que fazem muito mais do que somente melhorar seu ranqueamento de pesquisa

Além disso, você provavelmente já sabe quais são as listas populares em seu setor de atuação, mas que talvez não tenham links para o seu site.

Então, geralmente são artigos do tipo:

  • Melhores…
  • Top…
  • Guia…

Nesse caso, você pode usar os operadores de pesquisa do Google para descobrir as melhores listas em seu setor que incluem seus concorrentes. Em seguida, verifique se você também está na lista. 

Depois, para ser adicionado a algumas listas, você deve entrar em contato com o responsável e explicar porque você deve estar nessa lista. Às vezes, o redator ficará feliz em atualizar o post e adicionar seu negócio, desde que agregue valor aos usuários.

Enfim, existem muitas estratégias para backlinks em 2022 que você pode aplicar em seu site. Em geral, a escolha da tática certa dependerá de como você abordou o link building no passado, qual é o seu setor de operação e o que seus concorrentes estão fazendo atualmente.

Saiba que  ao criar uma estratégia sólida de backlinks, você pode identificar as táticas e recursos mais adequados para seu site. Além de ganhar autoridade e competitividade no setor.

O que achou das melhores estratégias de backlinks? Qual você irá utilizar? Deixe seu comentário.

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