Variedades

Como identificar a síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout tem sido um tema recorrente no que se refere à saúde mental dos trabalhadores. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou burnout como estresse crônico. Na nova classificação, que entra em vigor a partir de 2022, a síndrome é definida como “estresse crônico no trabalho que não foi administrado com êxito“.

Apesar de estar em evidência, ainda é comum ter algumas dúvidas sobre como identificar e saber se está passando pelo transtorno ou não. Para isso é importante entender o que é a síndrome de burnout. O mal-estar psicológico é resultante do esgotamento profissional. Além dos sintomas psíquicos, ela também pode evoluir para sintomas físicos.

Sintomas da Síndrome de Burnout

Como comentamos, o transtorno possui sintomas físicos e psíquicos. Conhecer os sinais de burnout é o primeiro passo para conseguir tratá-la. Se você acredita que está passando por uma situação de estresse crônico, é importante procurar um profissional formado no curso de Psicologia e registrado no Conselho Regional de Psicologia. Confira abaixo os principais sintomas:

  • Fadiga constante
  • Negatividade
  • Esgotamento físico e mental
  • Mudanças bruscas de humor
  • Memória baixa
  • Insatisfação sobre tudo o que faz
  • Dificuldade de concentração
  • Perda do foco e da criatividade

Importante ressaltar que a burnout se caracteriza como um estresse crônico. Não são episódios esporádicos, mas se caracterizam por sintomas constantes, que podem levar o profissional ao completo esgotamento.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.