De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a diarreia é a segunda maior causa de morte entre crianças no mundo e seu principal risco é a desidratação, uma das doenças mais comuns no verão. A recomendação para evitá-la é ingerir de 2 a 3 litros de líquidos por dia.
O soro caseiro é um forte aliado no combate a desidratação, repondo água e sais minerais perdidos através do vômito e diarreia, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo. A solução normal contém uma concentração de cloreto de sódio (sal) semelhante à encontrada no sangue e nas lágrimas.
Benefícios do soro caseiro
A solução repõe de forma eficaz a água e sais minerais no corpo para tratar a desidratação, sendo recomendado inclusive para cães e gatos, quando necessário.
Vale salientar que o soro não tem como função tratar o vômito ou a diarreia, tendo sua finalidade apenas para repor os líquidos e sais minerais perdidos. É sempre importante seguir todas as orientações médicas para controlar qualquer sintoma. Diabéticos não devem tomar o soro caseiro, assim como aqueles em desidratação grave. Nesses casos deve-se procurar auxílio médico.
Apesar de bastante simples, muita gente ainda não sabe como fazer o soro caseiro e qual sua orientação de uso. Por isso, o Portal N10 vai te ensinar.
Como preparar o soro caseiro?
Para fazer o soro caseiro para 1 litro de água você vai precisar de:
- Água
- Açúcar
- Sal
- Colher se sopa
- Colher de café
- Garrafa de 1L
Adicione 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral na garrafa. Adicione o sal em uma colher de café e em seguida adicione à garrafa com água. Adicione duas colheres de sopa de açúcar à garrafa com água.
Misture bem todos os ingredientes e beba em pequenos goles várias vezes durante o dia, não ultrapassando mais de meio copo de uma só vez. Em caso de vômito ou diarreia, deve-se observar a quantidade de líquidos perdidos e tomar o soro caseiro na mesma proporção após cada episódio do ocorrido. Bebês e crianças podem tomar o soro em colheres.
Quando a diarreia e vômito se mantém por mais de 24 horas é importante ir ao médico para identificar a causa e adequar o tratamento, que em alguns casos pode ser feito com antibióticos. Não é recomendado tomar remédios sem orientação médica, pois pode ser prejudicial à saúde.
Qual a validade do soro caseiro?
O soro caseiro tem uma durabilidade máxima de 24 horas. Se houver necessidade de tomar o soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita a cada dia.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.