O Cadastro Único ganhou uma nova ferramenta para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social: a ampliação de serviços no aplicativo do governo federal, o CadÚnico. A partir de agora, os cidadãos interessados vão poder fazer um pré-cadastro na plataforma, o que vai diminuir o tempo de espera nas unidades de atendimento, e atualização de dados cadastrais pelo celular.
O novo aplicativo está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, que juntos já somaram quase 220 mil downloads. O Cadastro Único é a porta de entrada da população aos principais programas sociais do governo como Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Criança Feliz, por exemplo.
E como fazer o pré-cadastro no CadÚnico? O primeiro passo é fazer um cadastro na plataforma Gov.br, que concentra uma série de serviços do governo federal. Ao acessar o site (www.gov.br) basta informar CPF e preencher as informações que serão solicitadas. Após esse cadastro é possível acessar o aplicativo do CadÚnico e realizar o pré-cadastro.
Depois desse passo, o cidadão que ainda não faz parte do Cadastro Único tem 120 dias para comparecer a um posto de atendimento para complementar os demais dados, como escolaridade, trabalho e remuneração. Além do aplicativo, o pré-cadastro e as demais funcionalidades também podem ser acessados por meio da versão web no endereço online.
Quem já está inscrito no Cadastro Único poderá utilizar o aplicativo para atualizar o cadastro da família por meio da confirmação dos dados. Essa é uma opção que permite que o cidadão revise os dados já cadastrados e confirme o endereço, a composição familiar e os dados dos integrantes da família. Se nada mudou, a família pode confirmar seus dados pelo aplicativo ou versão web sem precisar ir até os postos de atendimento e sem custos de deslocamento.
O aplicativo ou a versão web também permite consultar dados como o Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral. Também serão exibidos os dados do domicílio, família e de identificação do Responsável pela Unidade Familiar e dos demais integrantes.
Aplicativo CadÚnico
O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br.
Faça o download do Aplicativo do Cadastro Único e verifique como está o seu cadastro:
Como criar conta em Gov.br
1 – O primeiro passo para criar uma conta é acessar o portal pelo endereço www.gov.br. Depois, clique em ‘Entrar’ na lateral superior direita.
2 – Em seguida, digite o seu CPF e clique em ‘Continuar’.
3 – Na próxima tela, marque a caixa de seleção para concordar com os termos, resolva o Captcha e clique novamente em ‘Continuar’.
4 – Em seguida, o usuário pode escolher entre duas opções: seguir com o cadastro por meio das informações de uma conta em um dos bancos listados ou ‘Tentar de outra forma’ caso prefira outro método.
5 – Caso clique em ‘Tentar de outra forma’, o próximo passo será responder a algumas perguntas básicas, como data de nascimento, nome dos pais, etc. No fim, clique em ‘Confirmar’.
6 – Após confirmar os seus dados pessoais, a página enviará um código de segurança para a conta de e-mail e o número de celular cadastrados no passo anterior.
7 Por fim, digite o código recebido e crie uma senha de acesso para o Gov.br.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.