Você tem noção da presença da Inteligência artificial em seu dia a dia?
Pois é, mas o fato é que estamos na era digital e, mesmo sem saber, as pessoas utilizam a IA para realizar as mais diversas atividades.
Pesquisar no Google, comprar online, seguir recomendações de séries, filmes ou músicas, falar com assistentes virtuais, usar a localização no smartphone, usar avatares, jogar no celular, são só algumas das atividades que realizamos usando a IA sem, ao menos, nos dar conta.
Pois bem, se a IA tomou conta de nosso dia a dia nas atividades mais simples, o que dizer sobre sua importância para as empresas? Será que ela pode influenciar nos resultados e vendas? Saiba isso e muito mais a seguir.
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Principais vantagens da IA para as empresas
Sem dúvida, a enorme quantidade de dados trabalhados é o principal motivo das empresas acabarem apostando em tecnologias, como ferramentas e softwares com Inteligência Artificial, principalmente, depois do incrível avanço dos meios digitais.
Todo esse boom digital, a enorme quantidade de dados a serem trabalhados, a crise econômica, a competitividade, tudo isso, exige um processo de gestão mais eficiente, segura e confiável, tanto para poder conduzir atividades internas, até logística, comunicação e relacionamento com os clientes.
E por isso a IA vem sendo muito valorizada pelas empresas, pois atua de forma segura, trazendo melhorias consideráveis, ajudando a criar estratégias mais assertivas, baseadas em dados confiáveis.
Dentre as principais vantagens de inserir a IA em empresas, podemos destacar:
· Mostrar dados mais seguros e confiáveis, reduzindo chances de erros;
· Permitir que a equipe foque mais em estratégias, automatizando aqueles processos e atividades repetitivas;
· Oferece mais transparência e acessibilidade aos dados, permitindo decisões assertivas ou estratégicas;
· Evita erros dos mais variados tipos e origens;
· Oferece maior segurança antecipando possíveis riscos, prevenindo problemas de variadas gravidades (capacidade preditiva).
No mais, vale saber que, segundo pesquisas, além de economizarem tempo e dinheiro, empresas que utilizam IA, aumentam suas chances de crescimento, com boas expectativas de melhorias internas e de relacionamento.
Exemplos de uso da IA nas empresas
Embora para algumas empresas a IA seja algo a se pensar em termos de futuro, outras, no entanto, já entenderam que ela já faz parte de nosso dia a dia e está em todos os lugares, portanto, é preciso saber usá-la em prol do negócio, melhorando sua gestão.
Nesse sentido, um bom exemplo é o uso da IA em uma agência de marketing, onde pode ser usada para ajudar a entender desejos e necessidades de clientes, otimizando a comunicação e as estratégias de vendas. Ou seja, com base em análises comportamentais, oferece ações mais assertivas, desde um simples enviar de email até a realização de campanhas mais diretas.
Outro bom exemplo do uso da IA pelas empresas são os famosos assistentes virtuais e chatbots, que conversam com consumidores, os orientando, com respostas automáticas.
Sem dúvida, além de economizar tempo, essas tecnologias automatizadas facilitam todo o processo, só é preciso não esquecer do atendimento humanizado, ou seja, deixar com o chatbots apenas questões mais automáticas, depois, oferecer total apoio e suporte ao cliente. Ou seja, a tecnologia somente para ajudar no processo, e não realizá-lo completamente.
E a IA também pode ajudar os escritórios, fornecendo relatórios diversos, automatizando alguns processos.
É preciso destacar a segurança de dados, possibilitada pela IA, evitando fraudes e ataques digitais, oferecendo muito mais proteção.
Por exemplo, através de históricos anteriores, pode comparar e, dessa forma, conseguir prever fraudes antes mesmo de acontecerem, ou ainda, conseguir identificar erros financeiros ou administrativos, evitando problemas futuros.
E, claro, o RH das empresas também pode se beneficiar muito com a IA, afinal, sabemos como determinados processos podem ser demorados, assim, inteligência artificial recrutamento e seleção devem andar de mãos juntas, para maior agilidade e adequação das capacidades dos candidatos.
Dessa forma, a IA permite desde uma maior agilidade no recebimento de currículos, muito mais facilidade na hora de segmentar os candidatos, organizar dados dos funcionários, elaborar treinamentos, automatizar processos de pagamentos, entre uma série de outras facilidades.
Ou seja, muitos são os benefícios que a IA pode trazer à sua empresa e que podem ser adaptados para cada negócio, de acordo com suas necessidades, sem dúvida, uma vantagem competitiva a considerar, com muito mais precisão e segurança no uso dos dados.
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