Colunas

Qual eletrodoméstico puxa mais energia

Alguma vez você já se questionou sobre qual eletrodoméstico puxa mais energia?

Afinal, as pessoas costumam reclamar do valor da conta de energia que vem muito acima daquilo que se esperava, e elas não acreditam que houve qualquer mudança que seja justificável.

A grande questão é justamente que a maior parte não faz ideia de quanto é que cada eletrodoméstico gasta de energia e quais os que mais puxam, o que acaba gerando esse tipo de surpresa desagradável na conta.

Qual eletrodoméstico puxa mais energia?

Alguns dos equipamentos que mais costumam puxar energia são o ar-condicionado, o videogame, a geladeira e o chuveiro elétrico, além de outros mais.

Aqui neste conteúdo, iremos explicar um pouco mais a respeito desses equipamentos e entender como cada um deles gera esse alto gasto de energia. Acompanhe!

Ar-condicionado

Não há dúvidas de que quando falamos sobre eletrodomésticos que puxam mais energia o ar-condicionado é um dos principais da lista.

Sendo assim, esse é sempre um eletrodoméstico que deve ter total atenção para quem o possui em seu imóvel, pois caso ele fique muito tempo ligado, isso vai acabar impactando na conta.

O ar-condicionado que tenha até 9 mil BTU por hora costuma ter um consumo médio por mês de 128,80 kWh quando você o utiliza 8 horas ao dia (durante o período de sono) e 30 dias no mês.

Nesse mesmo período de tempo, se você tem um ar-condicionado que tenha 30 mil BTU por hora, o consumo vai subir para quase 680 kWh, portanto, você também precisa ficar atento a esses fatores.

A dica então é que para reduzir o impacto do aparelho em sua conta de luz, você busque por uma opção que adeque-se melhor ao tamanho do espaço no qual ele vai ser instalado.

Não adianta colocar um ar-condicionado muito potente em um quarto pequeno, pois isso apenas vai aumentar a sua conta de energia desnecessariamente.

Chuveiro elétrico

Esse é um outro tipo de aparelho que tem um impacto enorme sobre a sua conta de luz e pode acabar fazendo você ter que pagar muito pelo seu consumo.

O uso de um chuveiro elétrico durante 30 minutos por dia pode levar a um total de quase 90 kHw por mês, então a dica principal para reduzir o custo do chuveiro na conta de energia é optar por um que tenha uma potência menor.

Por exemplo, um chuveiro elétrico com potência de 4500 W terá um gasto de menos de 75 kWh ao mês, reduzindo já o valor a ser pago.

Um outro ponto no uso é que sempre que você não estiver utilizando a água, desligue o chuveiro, como na hora de ensaboar, pois o impacto de custos sobre a conta de luz será bem menor.

Geladeira

A geladeira consome também bastante energia, apesar de ser algo que nem todos dão a devida atenção.

Uma geladeira que tenha uma porta apenas possui um consumo mensal de 25,20 kHw, na média, enquanto que um modelo frost free que tenha duas portas consome ao mês em torno de 57 kWh.

Uma importante dica que vai ajudar você a diminuir os custos com a geladeira é deixá-la longe do fogão.

Lembre-se, não há como você desligar a geladeira, exceto na hora de lavar, então é preciso buscar por estratégias que reduzam seu consumo e mantê-lo afastado do fogão é uma delas.

Essa estratégia permite que a geladeira gaste uma quantidade menor de energia porque não precisará compensar o calor que o fogão transmite.

Evite também estar abrindo a porta da geladeira constantemente, como na hora de cozinhar, e a dica é que você tire todos os ingredientes que vai usar e estiverem na geladeira uma única vez.

Fique também bastante atento à questão da vedação para saber se ela está em dia, pois isso impedirá que o calor entre nela e isso a leve a ter que trabalhar mais para resfriar.

Se perceber que a geladeira tem algum problema, a dica é contratar uma empresa que trabalha com serviços especializados em conserto de eletrodoméstico para solucionar o problema o quanto antes.

Micro-ondas

O micro-ondas é um eletrodoméstico que está presente na casa de muitos brasileiros, sendo um importante aliado na correria da rotina.

Com ele, as pessoas podem esquentar alimentos ou ainda preparar outros em alguns minutos, por isso mesmo ele é tão usado quanto a air-fryer.

O problema é que ele é prático, mas ao mesmo tempo aumenta bastante os custos que você deve ter com a conta de energia.

Por exemplo, um micro-ondas que tenha 25 litros tem um consumo médio de 14 kWh mensal, quando você o utiliza diariamente durante 20 minutos.

Você pode reduzir os custos com energia gasta com o micro-ondas ao deixar para utilizá-lo somente em momentos de emergência, dando sempre preferência ao fogão.

Além disso, nunca o deixe conectado na tomada se você não estiver utilizando-o, algo que muitos ainda fazem no dia a dia.

Videogame

Você tem um videogame em casa? Esse aparelho que é uma diversão tanto para crianças quanto para adultos é um “vilão” da sua conta de energia.

A sua utilização durante 4 horas por dia durante os 30 dias do mês gera um consumo em torno de 3 kWh.

Portanto, é preciso usá-lo sempre com equilíbrio para que não impacte negativamente nas suas contas.

Dependendo de qual seja o aparelho que você tem em casa, o custo pode ser bem maior, e as versões mais modernas geram um gasto de energia mais alto.

A dica é que você tenha um bom controle sobre as horas de utilização e evite usá-lo tantas vezes na semana, além de desligá-lo da tomada sempre que não estiver jogando.

Conclusão

Como você viu aqui, existem muitos eletrodomésticos que podem puxar muito mais energia e que geram impactos maiores na conta de luz do mês. 

Neste texto, mostramos quais são aqueles aparelhos que costumam ser os “vilões” das contas de energia e, assim, você poderá ficar de olho para evitar pagar tanto por eles.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.