Ciência

Prepare-se: o mais longo eclipse lunar do século 21 está se aproximando!

Na próxima sexta-feira, 27 de julho , ocorrerá o mais longo eclipse lunar do século XXI, com mais de 102 minutos de duração, no qual a Lua, sem desaparecer, adquirirá um tom avermelhado .

Uma declaração do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias (IAC), baseando-se em dados da NASA, indica que será um eclipse total “com o seu pico máximo centrado na direção do Oceano Índico”.

Ao contrário dos eclipses solares, as manchas podem ser vistas de qualquer lugar do mundo, a partir do momento em que a Lua aparecer acima do horizonte.

Um fenômeno desse tipo ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra. A atmosfera da Terra, que excede cerca de 80 quilômetros até o diâmetro do nosso planeta, age como uma lente que desvia a luz do sol e “filtra efetivamente seus componentes azuis e deixa apenas a luz vermelha que será refletida pelo satélite”, explicou o IAC, afirmando que esse é o motivo “do brilho acobreado tão característico” que a Lua adquire nessas ocasiões.

Fenômeno no Brasil

O fenômeno, também conhecido como “Lua de Sangue”, começará às 16h30 — o eclipse total vai durar pouco mais de uma hora e meia, segundo o Observatório Nacional. É o último eclipse total da Lua que poderá ser observado do Brasil neste ano. O próximo acontecerá em janeiro de 2019.

Na parte leste do país, a Lua nascerá durante a fase total do eclipse. No oeste, entretanto, os brasileiros vão observar a Lua em sua fase parcial. O Observatório Nacional recomenda que as pessoas busquem um local onde é possível ver o céu perto do horizonte a leste.

A partir das 18h13, a Lua sai da sombra mais escura — o movimento marca o início do eclipse parcial, que vai até as 19h19. Depois, começa a fase penumbral, quando a Lua entra em sua sombra mais clara. A “Lua de Sangue” terminará às 20h29.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.