De acordo com o ‘Daily Mail’, estes resultados contradizem a teoria até então aceita sobre a cor marcante da mancha avermelhada, de que os produtos químicos vem de dentro das nuvens de Júpiter.
No laboratório científico da agência espacial norte-americana , bombardearam produtos químicos conhecidos lá naquele planeta com luz ultravioleta, simulando os efeitos do sol sobre estes materiais, e como resultado, os especialistas obtiveram materiais avermelhados semelhantes à Grande Mancha Vermelha de Júpiter.
O planeta é composto principalmente de hidrogênio e hélio, e uma pequena parte por outros elementos, de modo que os cientistas estão interessados em entender quais combinações de elementos são responsáveis pelas cores vistas nas nuvens.
“A Grande Mancha Vermelha é uma característica da vida longa na atmosfera de Júpiter, que tem três camadas principais de nuvens, que ocupam altitudes diferentes”, explicam os autores da descoberta. Os cientistas acreditam que as nuvens que estão em altitudes mais elevadas são expostas a mais luz ultravioleta do sol , fazendo-os parecer vermelho.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.