Ciência

NASA encontra água em um planeta fora do Sistema Solar!

A 700 anos-luz da Terra está o exoplaneta WASP-39b com uma massa similar à de Saturno. Graças aos telescópios Hubble e Spitzer podemos saber muito mais detalhes, como por exemplo, que existe água em sua atmosfera – algo que ajudará a entender melhor como os planetas são formados e sua história de existência.

Não há exemplos iguais no Sistema Solar, mas uma melhor compreensão do WASP-39b pode ajudar a montar a linha temporal dos planetas. É bastante raro que este gigante tenha mais água do que Saturno, o que significa que se formou de forma diferente e que provavelmente surgiu longe de sua estrela e foi “bombardeado” pelo gelo.

Como essa descoberta nos ajuda?

wasp 39 b

Conhecer os exoplanetas implica reconhecer que todos têm um desenvolvimento diferente. O fato de que com a mesma massa que Saturno tem uma nova composição, tem a ver com as imensas possibilidades dentro da história dos planetas, mesmo as do Sistema Solar.

De acordo com a NASA, este exoplaneta gira em torno de uma estrela semelhante à nossa, na constelação de Virgem, e está 20 vezes mais perto do Sol do que nós e sempre mostra o mesmo lado sem girar. Devido a isso, tem temperaturas enormes de mais de 700 graus Celsius, o que lhe valeu o apelido de ” Saturno quente”. Os ventos constantes movem o calor do lado diurno para o lado escuro do planeta, tornando-o igualmente quente.

Embora seja como Saturno, não tem anéis, mas uma atmosfera que permite aos pesquisadores estudar melhor sua superfície. Em 2019, um poderoso telescópio, o James Webb, poderá analisar as quantidades de carbono e oxigênio na atmosfera, determinando melhor sua história e formação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.