A Agência Espacial Americana publicou um vídeo, capturado pela sonda New Horizons, que mostra muitas manchas brancas em Plutão. Estas imagens enigmáticas, capturados há 17,7 milhões de quilômetros da sua superfície, revela muitos detalhes da superfície do planeta, onde são vistas manchas de 500 km de diâmetro.
De acordo com especialistas da NASA, as imagens foram tiradas entre 23 e 29 de junho de 2015, quando a distância entre a New Horizons e Plutão passou de 24 a 18 milhões de quilômetros. Dentro de duas semanas, em 14 de julho, a sonda New Horizons vai terminar seu passeio histórico em Plutão. Na última imagem da cor dois lados diferentes do planeta anão e um número de pontos interessantes aparecem.
As manchas cobrem uma área de cerca de 480 km de diâmetro, aproximadamente o tamanho do estado de Missouri. As manchas, estranhamente consistentes na sua localização e tamanho, forma uma banda em torno do planeta, como pode ser visto nas imagens.
https://youtu.be/o9fYwUJxgwM
Os cientistas ainda não têm uma explicação sobre a origem delas, mas existe a esperança de encontrar uma resposta quando a sonda New Horizons chegar em Plutão, no dia 14 de julho. As imagens também confirmam que a cor de Plutão é marrom, que é devido a “radiação química no gelo de metano e nitrogênio”, disse Stern. As duas câmaras utilizadas na investigação contribuirá para obter imagens únicas de nuvens de Plutão.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.