O Telescópio Espacial Hubble da NASA capturou imagens que seriam a maior evidência de que o maior satélite de Júpiter oculta um oceano subterrâneo de água salgada. Considera-se que o oceano encontrado excede a quantidade de água contida na Terra. A maior lua de Júpiter e do sistema solar em geral, Ganimedes, esconde um oceano abaixo de sua superfície. Esta conclusão veio de uma equipe de cientistas internacionais. A descoberta foi feita graças às imagens pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA , que estava estudando a aurora em torno da atmosfera da lua.
A identificação de água em estado líquido em Ganimedes é crucial na busca de mundos habitáveis distantes da Terra. Esta teoria agita as mentes dos astrônomos há mais de quatro décadas.
A análise da aurora revelou não só que Ganimedes tem um oceano subterrâneo, mas que a água é salgada. O curioso é que o satélite natural da atmosfera contém grande quantidade de oxigênio, o que pode implicar a existência de vida. No entanto, seria difícil para testar esta hipótese, dado que o mar está localizado a 150 km abaixo da superfície.
As informações são do Actualidad RT.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.