O Telescópio Espacial James Webb da Nasa capturou uma imagem impressionante de uma galáxia isolada com milhares de estrelas antigas, relata a agência espacial em seu site.
Localizada “apenas” a três milhões de anos-luz da Terra, a galáxia anã Wolf-Lundmark-Melotte (WLM) está localizada em “nossa vizinhança galáctica”, observam os cientistas.
Ao contrário de outras galáxias próximas que estão emaranhadas com a Via Láctea, dificultando o estudo, o WLM é relativamente isolado, tornando-o ideal para testar teorias de formação e evolução de galáxias.
Além disso, algumas das estrelas que vemos hoje no WLM foram formadas no início do universo. Ao determinar as características (por exemplo, sua idade), poderia lançar luz sobre o que aconteceu em um passado muito distante.
Kristen McQuinn, cientista-chefe do programa 1334 da Webb Early Release Science, disse: “Foi realmente incrível. […] Ver isso foi como olhar para o nosso próprio céu noturno, a Via Láctea, de um lugar escuro. Eu poderia imaginar que estávamos em um planeta na galáxia WLM e olhando para o céu noturno.”
“E é claro que a visão é muito mais profunda e melhor do que nossos olhos podem ver. Mesmo se você estivesse olhando de um planeta no meio desta galáxia, e mesmo se você pudesse ver a luz infravermelha, você precisaria de olhos biônicos para poder ver”, acrescentou.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.