O asteroide 2012 TC4 poderá passar tão perto da Terra que há grandes chances de um impacto. Astrônomos estimam que o seu tamanho pode variar de 12-40 metros, e que a probabilidade de colisão com o nosso planeta, no dia 12 de outubro de 2017, é bastante elevada.
O meteorito que explodiu em fevereiro 2013 sobre a cidade russa de Chelyabinsk e cujos fragmentos foram encontrados no fundo do lago Chebarkul causou um verdadeiro pânico na área, que é relativamente pouco povoada. O impacto do 2012 TC4 poderia ser ainda mais devastador. “É algo que devemos estar atentos”, disse Judit Györgyey-Ries, um astrônomo do Observatório McDonald, da Universidade do Texas, EUA, ao astrowatch.net .
Este asteroide “do tamanho de uma casa” foi descoberto no dia 04 de outubro de 2012 pela Organização Pan-STARRS, Observatory, no Havaí. O TC4 é um objeto alongado e que gira rapidamente. Agora, os cientistas estão tentando determinar a rota exata de 2017 e a probabilidade de um impacto. “Ele tem uma probabilidade de 0,00055% cumulativo de impacto”, disse Györgyey-Ries. Enquanto isso, Detlef Koschny, chefe do Segmento de Near Earth Object (NEO) da ESA, é mais otimista. “As chances de um impacto é de um em um milhão”, disse ele.
Os especialistas de vigilância de asteroides da NASA garantem que não há nenhuma possibilidade de que essa colisão realmente ocorra, mas Györgyey-Ries admite que mais observações são necessárias para mitigar as incertezas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.