Cidadania

Narrativas do Silêncio oferece fotografia e teatro para surdos

As inscrições para a oficina básica de fotografia do Projeto Narrativas do Silêncio já estão abertas. A atividade é exclusivamente destinada a pessoas surdas e será inteiramente traduzida na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Ministrado pelo designer industrial e fotógrafo still, José Aglio, com tradução de Rogério Hakkinen, o minicurso terá aulas teóricas nos dias 14, 15 e 16/09, no IFRN – Campus Cidade Alta, e prática no sábado, 17/09, no centro histórico de Natal. Os interessados devem efetuar sua inscrição até o dia 13/09, enquanto existirem vagas.

Lançado em 2015, o Projeto Narrativas do Silêncio visa ampliar a acessibilidade cultural de pessoas surdas na cidade do Natal. Nesta edição, agora com os apoios da COSERN e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, viabilizados por meio da Lei “Câmara Cascudo” de Incentivo à Cultura, as idealizadoras e produtoras Daniely Evelly e Fábia Fernandes decidiram expandir a programação. Além da oficina de fotografia e de uma exposição com imagens captadas pelos participantes, será promovido um espetáculo teatral com tradução em LIBRAS.

Intitulada “A Busca de Seo Peto e Seo Antônio”, a peça dirigida por Erika Retti está agendada para 30/09, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Natal Central, com acesso franqueado ao público interessado. O espetáculo terá participação de atores surdos, capacitados pelo Ponto de Cultura “Palavras Visíveis”, sob coordenação do Grupo Teatral Moitará, do Rio de Janeiro.

Acessibilidade

Acessibilidade cultural é uma conquista. O direito é consagrado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e está especificado na Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada por unanimidade pela ONU em 2007, e ratificada pelo Brasil, em 2009.

Propiciar acessibilidade cultural implica reconhecer o direito das pessoas com deficiência de participar da vida cultural em base de igualdade com as demais pessoas. Tanto no que diz respeito à fruição de bens e serviços, quanto ao acesso a materiais e atividades que favoreçam o fazer artístico-cultural.

SERVIÇO

O quê?

Oficina de Fotografia para pessoas surdas

Quando e onde?

14 a 18 de setembro de 2016 / IFRN – Campus Cidade Alta

Inscrições

Associação de Surdos de Natal – ASNAT, até 13 de setembro, enquanto existirem vagas

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.