Empregos e Estágios

Carreiras que envolvem mídias sociais estão em alta em 2018

De acordo com o relatório “O Futuro do Trabalho“, do Fórum Econômico Mundial, o profissional de mídias sociais é uma das carreiras mais promissoras hoje e para a próxima década no Brasil e no mundo. O social media, como também é chamado, é o responsável pelos canais na web de uma ou mais marcas, sejam empresas, governos, ONGs, figuras públicas, entre outros.

De acordo com a professora de Gestão de Conteúdo da Fundação Getúlio Vargas, Luciana Salgado, os profissionais de mídias sociais estão ganhando cada vez mais peso no mercado. Além de ter que gerar conteúdos, as empresas estão exigindo uma postura multidisciplinar dessas pessoas, que precisam dominar um conjunto de competências. É o caso do analista de mídias sociais.

“Ele é a pessoa, geralmente, que faz a gestão daquela rede social. Então ele tem que ter a capacidade não só de produzir conteúdo criativo e qualificado, para atender aquele público-alvo daquela determinada marca, como ele também vai precisar interagir com o consumidor, com o internauta, fazer lá os resultados que eles precisam apresentar, pensar estrategicamente. Isto é um combo, né?”

A professora Luciana Salgado explica um pouco mais sobre as funções de outro profissional bem importante no ramo, que é o analista de monitoramento.

“Esta pessoa tem um perfil um pouco mais analítico, voltado para interpretar dados. Existem softwares de monitoramento, que rastreiam o ambiente web, e que mostram o quê que está sendo falado sobre a marca. Então esta pessoa tem que aprender a não só programar a ferramenta, como filtrar aquilo que a ferramenta trás. O quê que estão falando? O quê que eu posso usar como oportunidade? E se estão falando mal de mim, o quê que eu posso melhorar?”

Foto: Kropekk / Pixabay

Outro cargo que merece destaque são os profissionais multimídia, como explica a professora Luciana Salgado.

“Ele está ali fazendo lives, gravando, depois ele vai editar, ele tem toda esta boa pegada para transformar este material em um material que seja bacana para web. Só que para isto ele precisa ter agilidade. Se ele está em um evento, tem que saber quem está lá, tem que gravar, tem que editar, para publicar isto o mais rápido possível. A mesma coisa é a foto. Precisa conhecer as ferramentas como o InDesign, Photoshop, para conseguir trabalhar bem as fotos porque isto chama a atenção dentro da web.”

Segundo ela, como neste ano haverá eleições gerais, a procura pela função do social media tende a crescer. Com isto, as agências de comunicação vão precisar aumentar o quadro de funcionários por conta das campanhas e os candidatos vão precisar do auxílio desses profissionais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.