A calvície e o envelhecimento precoce em homens com menos de 40 anos estão associados a um risco cinco vezes maior de desenvolver doenças cardíacas, segundo informa o estudo apresentado na conferência de cardiologistas na cidade indiana de Calcutá.
“O envelhecimento prematuro e a alopecia androgênica (calvície padrão masculina) possuem correlação com a idade vascular, independentemente da idade cronológica, e são fatores de risco plausíveis para a doença arterial coronariana”, afirmou o autor do estudo, Dr. Sachin Patil.
Os cientistas investigaram 790 jovens com insuficiência coronariana e 1.270 pessoas saudáveis, bem como seus cardiogramas, sangue e couro cabeludo.
Os pesquisadores descobriram que os homens jovens com doença arterial coronariana apresentavam maior associação ao envelhecimento precoce (50% contra 30%) e a calvície (49% versus 27%) em comparação com o grupo de saudáveis. Depois de ajustar a idade e outros fatores de risco cardiovascular, a calvície masculina foi associada a um risco 5,6 vezes maior de doença cardíaca 5,3 mais chances de ter um envelhecimento precoce.
Além disso, a pesquisa aponta que diabetes mellitus, hipertensão, obesidade central, maior índice de massa corporal, dislipidemia e tabagismo podem causar doença coronariana, mas em menor grau que a calvície masculina, o envelhecimento precoce e a obesidade.
Fonte: Sociedade Europeia de Cardiologia
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.