O ministro Vital do Rêgo assumiu a presidência do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira (11 de dezembro de 2024). Ele e o vice-presidente, ministro Jorge Oliveira, foram eleitos por unanimidade para um mandato de um ano, com possibilidade de reeleição.
Em seu discurso de posse, o novo presidente do TCU destacou o compromisso com a autonomia e independência da instituição. “Estou animado e motivado para dar continuidade [ao que vemos implementando], e com a oportunidade de contribuir para construção de uma casa cada vez mais eficiente, justa e democrática”, afirmou Vital do Rêgo.
Uma das prioridades da gestão será a utilização de tecnologias de ponta para aprimorar os processos de auditoria. O ministro mencionou o uso de ferramentas de inteligência artificial que analisam dados públicos em todo o país. “Vamos continuar investindo na Inteligência Artificial generativa. Inclusive desenvolvemos uma plataforma sem paralelo nas cortes de contas do mundo, que aprimora a análise de dados, automatiza os processos e aumenta a eficiência de trabalho dos nossos servidores”, declarou.
Vital do Rêgo também enfatizou a importância da participação do cidadão na fiscalização das contas públicas. Ele propôs a criação de um aplicativo que permita aos contribuintes enviar fotos de obras públicas suspeitas de irregularidades diretamente para o TCU, que fará uma análise imediata e, se necessário, enviará equipes a campo. “Quero que o cidadão seja um auditor social. E quero motivá-lo a, no momento em que veja uma obra inacabada, fotografá-la por meio de um aplicativo que tenha todas as informações que ele precisa, podendo enviar o resultado ao TCU, que fará uma análise imediata para ir a campo”, explicou.
Para o novo presidente, o rigor na fiscalização das contas públicas e na relação fiscal do Estado é fundamental. Ele assegurou que o TCU apoiará as reformas estruturais como forma de reduzir a desigualdade social. “As reformas estruturais todas, nós apoiaremos, porque somente assim vamos diminuir a profunda desigualdade do povo brasileiro”, completou.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.