Brasil

Servidores da saúde do RN vão entrar em greve por tempo indeterminado

O sindicato informou que a decisão de greve foi motivada pela proposta do governo de postergar a reposição salarial para 2025, além de um percebido desinteresse político em negociar a pauta da categoria.

Os servidores da rede estadual de saúde do Rio Grande do Norte, reunidos em assembleia geral nessa quarta-feira (20), votaram pela entrada em greve por tempo indeterminado, a começar no dia 3 de abril. A decisão foi tomada após a proposta de reposição salarial pelo governo estadual ser adiada para 2025.

A Secretaria Estadual de Administração (Sead) teria pressionado o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde (Sindsaúde/RN) a desistir da greve, ameaçando retirar a categoria da Mesa de Negociação em caso de paralisação. A categoria, no entanto, optou pela greve, vendo-a como a única alternativa frente à situação.

Além das questões salariais, o Sindsaúde/RN orientou os servidores quanto à decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que definiu o dia 25 de abril como prazo final para que os servidores admitidos antes da Constituição de 1988 solicitem aposentadoria pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O sindicato aconselhou a entrada nos pedidos de aposentadoria até o dia 24 de abril e juntou-se ao Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol/RN) na petição Amicus Curiae, relacionada ao mandado de segurança contra o acórdão do TCE, no Tribunal de Justiça do RN.

O sindicato informou que a decisão de greve foi motivada pela proposta do governo, indicada por Fátima Bezerra, de postergar a reposição salarial para 2025, além de um percebido desinteresse político em negociar a pauta da categoria.

No que se refere a campanha salarial, o conjunto dos trabalhadores deliberou que o governo Fátima Bezerra (PT) precisa ser enfrentado à altura através de uma forte greve, com início marcado para quarta-feira, 3 de abril“, dispara o sindicato.

Por outro lado, o governo do Estado indicou que a decisão do TCE pode impactar mais de 3,6 mil servidores, afetando o funcionamento de várias secretarias e do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern). O Estado também está acompanhando um agravo interno no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do ministro Nunes Marques, que negou os pedidos do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e da Procuradoria Geral do Estado.

A governadora Fátima Bezerra se reuniu com o ministro Nunes Marques na quinta-feira (21) para discutir a situação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.