Rio Grande do Norte
Tendência

[VÍDEO] Resgate aéreo salva trabalhadores presos em torre eólica no RN

O caso aconteceu em um dos aerogeradores do Parque Eólico Mel.

Dois trabalhadores foram resgatados por um helicóptero após ficarem presos no alto de uma torre eólica devido a um princípio de incêndio na estrutura. O incidente ocorreu na tarde desta terça-feira (26), no Parque Eólico Mel, localizado em Areia Branca, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A operação contou com o suporte do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), do Corpo de Bombeiros Militar do RN e do Samu.

De acordo com informações da empresa responsável pelo parque, a Neoenergia Cosern, o incêndio foi rapidamente controlado pela brigada de emergência. Entretanto, devido a falhas nos elevadores da torre eólica, foi necessária a ação das equipes de resgate aéreo.

Os colaboradores foram resgatados com segurança, avaliados por uma equipe médica e passam bem. A Neoenergia está prestando todo o apoio aos colaboradores e apura as causas do incidente“, informou a companhia em nota oficial.

Uma operação de alta complexidade

A equipe do Ciopaer foi acionada por volta das 15h45 e, em apenas cinco minutos, estava preparada para iniciar a operação de resgate. Segundo o sargento Eridson, piloto da aeronave, a missão exigiu precisão e planejamento devido às condições desafiadoras.

Prontamente a gente reuniu a equipe, informou ao diretor, debateu as condições, porque é uma operação que não é simples de realizar. No limite do tempo, conseguimos decolar e dar o suporte ao Corpo de Bombeiros e ao Samu“, relatou.

O comandante do Ciopaer, coronel Eduardo Franco, destacou que a situação no local era delicada. “Tínhamos informações de que os elevadores haviam dado pane, o aerogerador estava a mais de 60 metros de altura e havia adversidades como a força do vento e o estado emocional das vítimas. Apesar das dificuldades, a equipe conseguiu realizar o resgate com sucesso“, afirmou.

O incidente

As torres eólicas do parque atingem alturas superiores a 60 metros, o que torna qualquer problema técnico um desafio considerável para as equipes de manutenção. Durante o incêndio, a proximidade das pás do aerogerador e os ventos fortes adicionaram risco à operação. Esses fatores exigem um preparo técnico avançado e agilidade das forças envolvidas no resgate.

Resgates complexos como o realizado em Areia Branca evidenciam a importância de um aparato técnico robusto para lidar com emergências. O Ciopaer já foi responsável por operações similares em cenários adversos, incluindo resgates em áreas de difícil acesso no interior do estado e em situações marítimas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.