Rio Grande do Norte

UFRN ultrapassa marca de 30 mil litros de álcool produzidos

Desde a declaração de pandemia mundial do novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a UFRN vem desenvolvendo diversas ações para o enfrentamento e a prevenção à covid-19 e em apoio aos serviços de saúde pública estaduais e municipais do Rio Grande do Norte. Uma delas foi a produção de álcool 70% em diversas frentes.

Principal fonte dessa produção, o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) superou esta semana a marca de 30 mil litros de álcool. O material contribui com o suprimento de hospitais universitários vinculados à UFRN, Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), Segurança, Superintendência de Infraestrutura (Infra/UFRN), Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), Secretaria de Assuntos Penitenciários e Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

De acordo com a vice-diretora do Nuplam, professora Lourena Mafra, as instituições recebem o produto quinzenalmente. Em uma semana, a distribuição é direcionado à Sesap, na outra, as unidades da UFRN, bem como as demais entidades parceiras, têm seu abastecimento garantido.

Na avaliação de Lourena Mafra, o trabalho desenvolvido pelo Nuplam permite que não falte esse material, cuja utilização é fundamental para o bom funcionamento das unidades de saúde. Dessa forma, a universidade tem ajudado a combater a pandemia do coronavírus no estado.

“O álcool antisséptico é item essencial nos estabelecimentos de saúde, sendo de extrema importância que essas unidades não passem por desabastecimentos nesse momento de pandemia. Nesse sentido, a UFRN tem garantido ao nosso estado que esse insumo esteja disponível por meio dessa produção do Nuplam”, afirma a professora.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.