Desde a declaração de pandemia mundial do novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a UFRN vem desenvolvendo diversas ações para o enfrentamento e a prevenção à covid-19 e em apoio aos serviços de saúde pública estaduais e municipais do Rio Grande do Norte. Uma delas foi a produção de álcool 70% em diversas frentes.
Principal fonte dessa produção, o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) superou esta semana a marca de 30 mil litros de álcool. O material contribui com o suprimento de hospitais universitários vinculados à UFRN, Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), Segurança, Superintendência de Infraestrutura (Infra/UFRN), Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), Secretaria de Assuntos Penitenciários e Secretaria Municipal de Saúde de Natal.
De acordo com a vice-diretora do Nuplam, professora Lourena Mafra, as instituições recebem o produto quinzenalmente. Em uma semana, a distribuição é direcionado à Sesap, na outra, as unidades da UFRN, bem como as demais entidades parceiras, têm seu abastecimento garantido.
Na avaliação de Lourena Mafra, o trabalho desenvolvido pelo Nuplam permite que não falte esse material, cuja utilização é fundamental para o bom funcionamento das unidades de saúde. Dessa forma, a universidade tem ajudado a combater a pandemia do coronavírus no estado.
“O álcool antisséptico é item essencial nos estabelecimentos de saúde, sendo de extrema importância que essas unidades não passem por desabastecimentos nesse momento de pandemia. Nesse sentido, a UFRN tem garantido ao nosso estado que esse insumo esteja disponível por meio dessa produção do Nuplam”, afirma a professora.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.