O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, participou da reunião da bancada federal do RN, na manhã desta sexta-feira, 4 de novembro. Na ocasião, o gestor apresentou aos parlamentares um estudo para implantação de usinas fotovoltaicas na instituição de ensino.
“Hoje já temos projetos prontos para instalação, mas não temos orçamento para executar”, o professor destacou que a despesa com energia elétrica compromete boa parte da verba de custeio da Universidade.
Com cinco campi pelo estado, a UFRN conta com mais de 40 mil estudantes e cinco mil servidores. Contudo, devido aos seguidos contingenciamentos de verba, a instituição iniciou o ano com um orçamento de custeio – recursos que são utilizados para contratos como terceirização e energia elétrica – chegando a pouco mais de R$ 90 milhões, sendo cerca de R$ 20 milhões destinados à conta de energia elétrica. Nesse sentido, o reitor pediu o apoio dos parlamentares, reforçando a importância da verba para a comunidade universitária.
Com a implantação da Usina Solar, além de poder utilizar a verba da conta de energia em outras ações em benefício do ensino superior, as principais vantagens são a redução de emissão de carbono, baixo custo de manutenção, produção de energia limpa e economia nos custos anuais.
O reitor Daniel Diniz também aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio recebido, no ano passado, dos deputados Natália Bonavides, Valter Alves, Benes Leocádio, bem como dos senadores Jean Paul Prates e Zenaide Maia.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.