Rio Grande do Norte

UFRN inaugura Complexo Tecnológico de Engenharia

O estímulo à inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ganham novo impulso no Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC), entregue aos alunos e professores do Centro de Tecnologia (CT) em solenidade de inauguração na última segunda-feira, 1º de agosto, no campus central. O edifício de 8 mil m² atenderá de imediato 1.500 estudantes de diversos cursos de graduação e pós-graduação, que terão acesso a 50 novos laboratórios.

Estudante de Engenharia de Petróleo, Úrsula Jácome Barreto Brito acha fantástica a ideia de unir a estrutura laboratorial de várias engenharias em apenas um lugar, onde serão possíveis parcerias entre os cursos para a criação de pesquisas e novas tecnologias que resultam no surgimento de novas empresas e startups. “Acredito que, ao longo dos anos, podemos atingir um patamar elevado de desenvolvimento científico e tecnológico”, comemora.

A reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, elogiou o pensamento da universitária e reiterou a importância da obra para o crescimento de qualidade, possibilitando a infraestrutura necessária para a continuidade da expansão institucional. “Este edifício proporciona um impacto inestimável para a construção da universidade que vislumbramos no futuro, onde a formação deve incluir inovação tecnológica, desenvolvimento científico e espírito empreendedor”.

Estrutura multidisciplinar

Além dos laboratórios, o CTEC abriga um mini-auditório, espaços administrativos, salas de professores, cantina e área para estudo e convivência. Licitada em 2010, a obra custou R$ 26 milhões com recursos do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Públicas Federais (Reuni). A estrutura apoia especialmente os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia de Comunicações, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica.

“Trata-se de um espaço vocacionado à multidisciplinaridade”, afirma o diretor do CT, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de Queiroz, que compartilha a alegria da inauguração com os seus antecessores, o professor Manoel Lucas e o vice-reitor José Daniel Diniz Melo, os quais foram responsáveis pela idealização e condução da obra. Daniel Diniz externou a emoção de presenciar a entrega do CTEC e considera o momento histórico para o CT, que poderá acompanhar os avanços da ciência e proporcionar aos alunos excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.

De acordo com Luiz Alessandro Queiroz, a nova estrutura representa a concretização de um processo de regionalização laboratorial, vista como importante mudança nos vetores do desenvolvimento nacional. “Podemos agora treinar e capacitar melhor os profissionais que saem da UFRN, além de disputar de maneira mais equilibrada recursos e investimentos para a instituição”, adiciona.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.