Representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) visitaram na última quinta-feira, 23, o novo prédio do Instituto de Medicina Tropical da UFRN, em construção ao lado do Hospital Giselda Trigueiro.
Na ocasião, também foi discutida a elaboração de uma proposta conjunta de funcionamento do ambulatório do Giselda Trigueiro, que será transferido para o Instituto de Medicina Tropical, cuja estrutura de 4 mil m² construídos permitirá a realização de aproximadamente 115 mil atendimentos por ano.
Em visita à obra, a diretora do IMT, professora Selma Maria Bezerra Jerônimo, apresentou os espaços que darão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de doenças infecciosas do curso de Medicina, além de auxiliar o diagnóstico, tratamento, desenvolvimento de vacinas e novos métodos diagnósticos. O prédio contará com 16 consultórios para atendimento em infectologia e clínica médica, distribuídos em clínica geral, dermatologia e pneumologia.
Para atender às demandas do instituto, Selma Jerônimo lembrou a necessidade da elaboração de um convênio com a Sesap para o desenvolvimento das atividades previstas. A secretária adjunta de saúde, Hélida Maria Bezerra, demonstrou interesse em efetivar a parceria e marcou para 19 de abril uma nova reunião com a comissão designada para elaborar a proposta. “Vamos fazer um levantamento nos próximos dias e analisar todas as possibilidades”, afirmou.
Também presente no encontro, o reitor em exercício da UFRN, José Daniel Diniz Melo, adicionou a importância de garantir a autossustentabilidade do IMT, que contribui para o cumprimento das metas institucionais ao aliar ensino, pesquisa e extensão. “O sonho deste projeto é compartilhado por muitos, mas precisamos de medidas eficazes para garantir o sucesso dessa estrutura de alto padrão que, com certeza, irá melhorar a assistência em saúde aos cidadãos potiguares”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.