A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi recentemente classificada como a segunda melhor universidade do Nordeste do Brasil, de acordo com o Webometrics Ranking of World Universities. Entre as 13 melhores instituições de ensino superior do país e a 21ª na América Latina, a UFRN é um exemplo do compromisso do Brasil com a excelência acadêmica e o avanço da pesquisa e do conhecimento.
O ranking do Webometrics – que avaliou cerca de 31 mil instituições de ensino superior de mais de 200 países, utiliza indicadores webométricos e bibliométricos para avaliar o desempenho das instituições de ensino superior em todo o mundo. Esses indicadores medem a visibilidade do conteúdo na internet, a excelência dos artigos citados e a transparência ou abertura dos pesquisadores citados. Com base nesses critérios, a UFRN se destacou como uma das melhores universidades do Nordeste e do país.
Na edição 2023 do ranking, a UFRN ficou atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre as instituições de ensino do Nordeste. No panorama nacional, ficou em 8° lugar entre as universidades federais e em 13ª colocação entre todas as instituições de ensino superior do Brasil.
A avaliação é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), que é considerado o maior órgão público de pesquisa especializada da Espanha.
Mas o que faz da UFRN uma das melhores universidades do Nordeste?
A universidade tem um forte compromisso com a pesquisa e o avanço do conhecimento, com uma ampla gama de áreas de pesquisa que vão desde a ciência até as humanidades. Além disso, a universidade tem um forte compromisso com a excelência acadêmica, oferecendo uma ampla gama de cursos de graduação e pós-graduação que são altamente respeitados em todo o país.
A UFRN também se destaca por sua forte cultura de inovação e empreendedorismo, com uma série de iniciativas que visam promover o empreendedorismo e a inovação entre seus alunos e pesquisadores. Além disso, a universidade tem um forte compromisso com a responsabilidade social e ambiental, com uma série de projetos e iniciativas que visam melhorar a vida das comunidades locais.
Em um momento em que a educação superior no Brasil enfrenta muitos desafios, a classificação da UFRN como a segunda melhor universidade do Nordeste é um testemunho de seu compromisso com a excelência acadêmica e o avanço do conhecimento.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.