Rio Grande do NorteSaúde
Trending

UFRN busca voluntários para estudo sobre dor crônica no ombro

Os voluntários selecionados para o projeto receberão uma avaliação fisioterapêutica especializada e gratuita, além de cinco dias consecutivos de tratamento e uma reavaliação final.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está recrutando voluntários para um projeto de pesquisa que busca novas evidências científicas sobre o tratamento da dor crônica no ombro. O estudo, intitulado Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) na Síndrome da Dor Subacromial, é conduzido pelo mestrando Vinícius Dantas, do Departamento de Fisioterapia (DFST/UFRN), sob coordenação do professor Jamilson Simões.

A Síndrome da Dor Subacromial ocorre devido à compressão prolongada nos ombros, o que provoca inflamação ou degeneração da estrutura, resultando em dor intensa e limitação de movimentos. A pesquisa avalia o impacto da dor, força muscular, amplitude de movimento e qualidade de vida dos pacientes, além de estudar os efeitos da ETCC, uma técnica de neuromodulação cerebral não invasiva. Essa técnica utiliza eletrodos que aplicam uma corrente elétrica contínua para estimular o cérebro.

De acordo com Vinícius Dantas, aproximadamente 4,8% da população mundial sofre de dores nos ombros. Essa condição está associada à incapacidade funcional, afetando o desempenho no trabalho e nas atividades cotidianas. Estudos indicam que cerca de 50% das pessoas que sofrem com essa dor apresentam sintomas persistentes por mais de seis meses, configurando um quadro de dor crônica.

Segundo o pesquisador, técnicas de neuromodulação, como a ETCC, vêm sendo cada vez mais estudadas por sua eficácia e segurança no tratamento de dores crônicas. “Optamos pela ETCC porque, embora já haja evidências da sua eficácia para outras condições crônicas, ainda são escassos os estudos focados nas dores nos ombros”, afirma Dantas.

O tratamento com ETCC se destaca pela sua portabilidade e baixo custo, além de apresentar uma baixa taxa de efeitos adversos, tornando-se uma alternativa promissora para profissionais da saúde. O estudo espera, com a ajuda dos voluntários, ampliar o conhecimento científico e avançar na busca por tratamentos mais eficazes para a dor crônica no ombro.

Os voluntários selecionados para o projeto receberão uma avaliação fisioterapêutica especializada e gratuita, além de cinco dias consecutivos de tratamento e uma reavaliação final. A participação na pesquisa não envolve custos, e os pacientes terão a oportunidade de contribuir com o avanço das ciências da saúde.

Critérios de elegibilidade:

  • Idade entre 20 e 69 anos;
  • Ter diagnóstico médico de patologia no ombro;
  • Sofrer de dor no ombro há mais de três meses;
  • Não estar realizando tratamento farmacológico ou fisioterapêutico no momento.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível neste link. Após a inscrição, os responsáveis pelo estudo entrarão em contato para agendar uma avaliação inicial.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (84) 99828-1674 com Vinícius Dantas.

UFRN busca voluntários para estudo sobre dor crônica no ombro
Foto: Cícero Oliveira / UFRN

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.