Sob a luz da lua, barulho das ondas do mar, lanternas acesas e roupas adequadas para o momento, uma turma da Secretaria de Turismo de Parnamirim, e convidados, desbravaram as trilhas das Praias de Pirangi, Cotovelo e Puim no litoral sul potiguar.
A cidade Trampolim da Vitória tem uma natureza exuberante de praias, rios e equipamentos turísticos como o maior cajueiro do mundo – um dos lugares mais visitados do estado, e agora, começa a surgir um novo conceito para o turismo local: o turismo de trilhas ecológicas.
A Secretaria de Turismo de Parnamirim segue planejando e deve trazer essa nova modalidade de turismo sustentável e correto, mapeando as trilhas colocando regras e conversando com as partes envolvidas.
“O turismo de aventura está crescendo não só no Rio Grande só Norte, mas no mundo inteiro. Esse é um caminho sem volta para o turismo de aventura e o eco-turismo e nós temos praias belíssimas como Pirangi, Cotovelo e Pium”, justificou o secretário Daniel Américo.
O grupo contemplou a trilha na presença de João Hélio do SEBRAE que veio conhecer e ver como é o litoral de Parnamirim. “Estamos fazendo isso de forma experimental para que futuramente possamos construir um novo modelo de turismo no nosso litoral”, disse o secretário.
Daniel Américo acrescentou: “nós vamos fazer um balanço do que vivenciamos nesta noite levando para o prefeito Rosano Taveira para ver a melhor forma de trabalhamos”.
Já para o Diretor do Sebrae do RN João Hélio, “essa é uma iniciativa muito importante dentro do que existe. É a nossa primeira vez fazendo essas trilhas e compete a todos que estão envolvidos conhecer mais a realidade local a sua história, sua cultura e fazer com que esses habitantes existentes aqui possam também ser beneficiados”.
Com parte da Mata Atlântica bem conservada do nosso litoral, a Secretaria de Turismo está trabalhando para trazer essa nova modalidade de ecoturismo, gerando mais oportunidades de emprego e renda.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.