Um total de 30 cidades da região Agreste potiguar ficaram sem abastecimento de água após duas paradas de energia registradas nesta quinta-feira, dia 21, afetaram o sistema adutor Monsenhor Expedito. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o abastecimento deve ser retomado neste sábado (23).
“A retomada do fornecimento elétrico apresentou oscilações, afetando o bombeamento inicial da água e causando uma variação de vazão. Esse processo causou um golpe na tubulação, provocando um vazamento. A Caern deve concluir o serviço no final da tarde desta sexta-feira (22), pois o vazamento ocorreu na tubulação que passa sob uma ponte construída sobre o Rio Trairi, tornando a execução do trabalho mais difícil”, informou a estatal.
Às 17h da quinta (21), também foi registrada outra interrupção no fornecimento de energia, desta vez na Estação de Bombeamento localizada no município de Boa Saúde, a EB-3. O sistema só poderá ser religado após a conclusão do serviço em Monte Alegre, que está previsto para às 18h desta sexta (22).
“O abastecimento deverá ser totalmente normalizado na manhã de domingo (24), quando a rede estará completamente pressurizada”, apontou a companhia.
Cidades afetadas com a parada
- Lagoa de Pedras,
- Lagoa Salgada,
- Boa Saúde,
- Serrinha,
- São José de Campestre,
- Lagoa D’Anta,
- Passa e Fica,
- Serra Caiada,
- Senador Elói de Souza,
- Tangará,
- Santa Cruz,
- Bom Jesus,
- São Pedro do Potengi,
- Ielmo Marinho,
- São Paulo do Potengi,
- Santa Maria,
- Lagoa de Velhos,
- Barcelona,
- Rui Barbosa,
- São Tomé,
- Sítio Novo,
- Lajes Pintada,
- Serra de São Bento,
- Monte das Gameleiras,
- São Bento do Trairi,
- Coronel Ezequiel,
- Japi,
- Campo Redondo,
- Monte Alegre
- Jaçanã.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.