Durante sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira, dia 18 de dezembro de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu que o deputado Beto Rosado (PP) vai assumir a vaga na Câmara no lugar de Fernando Mineiro (PT).
Com o novo cálculo, a coligação 100% RN, formada pelo PDT,PP,MDB,PODE e DEM, obteve 331.356 votos enquanto que a Coligação do Lado Certo, formada pelo PT, Pcdo B e PHS manteve 310.001 votos. Dessa forma, a vaga que estava preenchida por Fernando Mineiro, passa a ser preenchida por Beto Rosado.
“O resultado que se tem é uma nova composição dos eleitos para o cargo de deputado federal com a saída da condição de eleito para suplente de Fernando Mineiro e de suplente para eleito por média de Carlos Alberto Rosado. Esta é a decisão. Carlos Alberto será diplomado nesta quarta-feira (19)”, anunciou Glauber Rego.
No site da Justiça Eleitoral, o nome de Beto Rosado já aparece como candidato eleito. Ele obteve 71.092 votos, 27 mil a menos que o candidato do PT.
Mineiro vai recorrer
Confira a nota do petista na íntegra:
“O ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou ontem (17/12) a validação dos votos para deputado federal recebidos por Kericles Ribeiro, que teve o registro como candidato impugnado por falta de documentação.
A decisão, contrária à posição adotada pelo próprio ministro antes da eleição, baseia-se no argumento de uma falha, nunca acontecida antes, no sistema da Justiça Eleitoral. Ela beneficia diretamente o candidato Beto Rosado, do PP, tomando nossa vaga de deputado federal, conquistada com 98.070 votos, a terceira maior votação no estado.
Apresentaremos recurso contra essa decisão, que contraria a jurisprudência firmada sobre o assunto.”
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.