Rio Grande do Norte

Tragédia: mulher morre engasgada com caju em cidade do RN

Vítima de 52 anos ainda foi socorrida à UPA do município, mas não resistiu

Uma mulher de 52 anos morreu após se engasgar enquanto saboreava um caju, no Rio Grande do Norte. O caso aconteceu em São José de Mipibu, cidade da região metropolitana de Natal, na última quarta-feira (21/12).

A vítima foi identificada oficialmente como Ednalva Feitosa. De acordo com relatório do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN), a causa da morte foi “obstrução”, causada por engasgo com caju.

A vítima estava na companhia de uma irmã, quando se engasgou com a fruta. Ela foi imediatamente socorrida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São José de Mipibu, mas não resistiu e morreu.

O corpo foi recolhido nesta quinta-feira (22), pelo Itep, para passar por perícia.

O que fazer ao se engasgar?

Incidentes são comuns no dia a dia. Se engasgar ao comer algo não é raro, mas quando a situação se agrava atitudes devem ser tomadas para que o pior não ocorra. Algumas medidas simples tomadas no momento podem salvar a vida da vítima. O problema acontece quando ao invés de descer pelo tubo digestivo o alimento ou líquido parece entalar na garganta. Face avermelhada, tosse excessiva e falta de ar são os sinais característicos de que algo entrou pelo canal errado e o organismo está tentando eliminar o problema.

Geralmente a situação é contornada por essa reação do organismo, porém quando isso não ocorre, é necessário intervir e auxiliar a pessoa engasgada. Nesse momento nenhum alimento ou líquido deve ser dado a ela, pois além de não ajudar, eles ainda podem piorar o quadro.

Por qual motivo isso acontece?

Embora o engasgamento seja mais comum em idosos e crianças, nenhuma pessoa está livre do perigo. Esse problema ocorre quando o mecanismo da epiglote falha. Localizada na garganta, essa estrutura é uma espécie de tampa. Com movimentos involuntários ela encaminha o ar e os alimentos que passam pela faringe para canais distintos. O engasgamento acontece quando essa ação ocorre de maneira errada.

Os primeiros socorros

Nos adultos alguns dos causadores mais frequentes de sufocamento são ossos de galinhas, caroços de frutas, alimentos mal mastigados, próteses dentárias mal colocadas e espinhas de peixes. O que fazer?

  • A vítima deve ficar em pé e a pessoa que irá socorrê-la se posicionar atrás.
  • O abdômen deve ser pressionado com as duas mãos.

O mesmo procedimento pode ser feito em casos de sufocamento por crianças maiores.

As crianças requerem uma atenção especial quando se trata de engasgamento. Balas, amendoim e pipoca são alguns dos alimentos mais comuns que causam sufocamento nelas, portanto devem ser evitados. Já bolas de gude, baterias, botões, parafusos, peças de brinquedos, moedas e pilhas são os objetos mais engolidos por elas e que levam ao problema. Para que isso não ocorra é importante mantê-los fora do alcance dos pequenos.

Quando se trata de bebês uma análise prévia necessita ser feita: caso haja tosse e ânsia de vômito a intervenção pode não ser necessária. O simples ato realizado pelo organismo solucionará o problema. Entretanto, se o bebê não consegue chorar ou tossir é por que as vias aéreas estão obstruídas, situação a qual precisará de ajuda para que a respiração volte ao normal. É importante salientar que não é recomendado colocar a mão diretamente na boca da criança – o bebê deve ser colocado de barriga para baixo, apoiado pelo antebraço.

A palma da mão deve amparar o pescoço e a cabeça, a qual deve estar a um nível mais baixo que o restante do corpo. A outra mão deve dar tapas constantes, mas não muito fortes, sobre as costas da criança. É importante estar atento a respiração e ao choro, sinais de que ela desengasgou e o procedimento pode ser interrompido.

engasgo
Foto: Canal Minuto Saudável

Emergência

Se os primeiros socorros não resolverem é importante que se busque ajuda o quanto antes. A vítima deve ser levada imediatamente ao pronto socorro. Caso não existam unidades próximas, os serviços de emergência Samu (192) ou Bombeiros (193) devem ser acionados.

Com informações da Farmacêutica Rafaela Sarturi Sitiniki, do portal Minuto Saudável*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.