As fortes chuvas que atingiram Natal no último domingo (26) causaram estragos em diferentes pontos da cidade. Um dos trechos afetados foi a Avenida Felizardo Moura, que desabou devido às chuvas. Desde as primeiras horas desta segunda-feira (27), equipes da Prefeitura trabalham no local para recuperar a área.
As ações incluem limpeza, retirada da lama, entulho e lixo, além do reforço da estrutura do muro de contenção. A Companhia de Águas e Esgotos (Caern) também enviou uma equipe para fazer reparos na tubulação que corta a região. A expectativa é que o tráfego na via seja normalizado nesta terça-feira (28), de acordo com a secretaria municipal de Infraestrutura (Seinfra).
Segundo Carlson Gomes, titular da Seinfra, a Prefeitura deslocou equipes ao local desde os primeiros instantes do problema. “Interditamos a área, fizemos as ações iniciais de limpeza e identificação dos estragos, hoje pela manhã estamos reforçando a estrutura do muro de contenção e acredito que amanhã a situação esteja normalizada”, afirmou.
Atualmente, o tráfego no sentido Zona Norte/Centro está acontecendo normalmente com a liberação da circulação dos transportes públicos e dos veículos cadastrados pela secretaria municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Já no sentido contrário, há uma interrupção parcial em virtude dos danos, mas agentes de mobilidade estão fazendo a operação “Pare e Siga” no local, permitindo a passagem dos veículos do sistema de transporte público.
A Prefeitura do Natal também realizou um trabalho preventivo de limpeza e melhorias nas lagoas de captação da cidade. Mesmo com a grande quantidade de chuva no último domingo, não foram registrados incidentes envolvendo nenhum dos 55 reservatórios localizados no município. Além disso, o sistema de automação implementado pela secretaria de Infraestrutura também funcionou, evitando o transbordamento das lagoas.
A Defesa Civil de Natal registrou o maior volume de chuvas nas últimas 24 horas na região do bairro de Ponta Negra, com 98 milímetros.
A Prefeitura já está fazendo o serviço de recuperação de uma cratera no bairro de Capim Macio, na rua jornalista Alex Gurgel, que aumentou de tamanho devido às chuvas. A Seinfra está com uma equipe no local para recuperar a via.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.