A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, esteve nesta sexta-feira (1º) acompanhando de perto o andamento das obras de recuperação dos 18 km da RN-003, rodovia que conecta os municípios de Goianinha e Tibau do Sul até a praia de Pipa.
A obra integra o lote 3 do Programa de Recuperação de Rodovias do Estado, com um investimento de aproximadamente R$ 18 milhões. Segundo o governo, a pavimentação deve ser concluída até o dia 30 de novembro, e a sinalização finalizada em dezembro.
Construída nos anos 1980, a RN-003 recebeu sua última intervenção em 2018, com a aplicação de uma camada asfáltica simples. No entanto, devido à alta demanda e às condições da via, a atual obra busca uma recuperação mais profunda, com reforço do subleito e substituição de solo em trechos críticos.
“O pessoal tem reclamado cobrando agilidade na restauração da RN-003, que liga Goianinha à praia da Pipa. Nós fazemos nossa parte, acompanhar e cobrar da empresa responsável pela obra. Fiz questão, nesta sexta-feira, de vir aqui fiscalizar de perto. O verão está chegando e esta estrada é muito, muito importante para o turismo que é um dos principais motores da nossa economia”, declarou a governadora Fátima Bezerra.
As dificuldades estruturais da via, segundo especialistas, tornam o processo mais complexo. O engenheiro Artur Prado, da CLC, empresa responsável pela execução, pontua que “a restauração da RN-003 é complexa. De via estreita, não tem sido possível fazer drenagens adequadas”. No entanto, ele enfatiza o progresso: “Apesar das dificuldades, a restauração da RN-003 avança”.
Para agilizar o cronograma, os trabalhos serão realizados em duas frentes simultâneas, detalha Prado. “Esta é uma recuperação estrutural, que necessita toda a substituição do solo ruim por pedra arrastão, em um trecho total de 8 km”, explica, destacando que esta substituição é essencial para garantir a durabilidade do asfalto.
O subsecretário de obras da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), Stenio Petrovich, também destacou a importância do trabalho em andamento. “A via tem problemas na estrutura em função do solo e, para fazer a manutenção, será necessária uma sequência de serviços de grande porte. Os trabalhos estão dando continuidade aos 4 km já concluídos“, esclareceu Petrovich.
Nesta fase final, restam 14 km de recuperação, que deverão ser entregues dentro do prazo previsto. A diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), Natécia Nunes, reforçou o compromisso com a qualidade da obra: “Obedecendo ao cronograma da obra e atendendo ao pedido da governadora de fazer uma estrada com excelência, a obra está recebendo estudos complementares e as máquinas estão trabalhando com base nestes novos dados”.
A obra é especialmente relevante para o desenvolvimento do turismo na região, visto que Pipa é um dos principais destinos turísticos do estado, movimentando a economia local, principalmente com a proximidade do verão.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.