Em ofício enviado à Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE–RN), a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) afirmou que o retorno da frota completa de ônibus na capital só “deve acontecer após o reinício das aulas presenciais nas escolas, cursinhos e universidades”. No entanto, ainda não há data definida para a volta das aulas presenciais.
De acordo com o documento, a retomada de toda a frota antes da volta às aulas colocaria em risco o “equilíbrio econômico” de transporte coletivo da capital. Ainda de acordo com o ofício, 322 ônibus estão circulando atualmente em Natal e eles representam 56% do total de 571 veículos que operavam na cidade antes da pandemia.
Além da frota reduzida, algumas linhas estão suspensas segundo informações obtidas pela Defensoria Pública. São as linhas 01A, 01B, 12-14, 13, 18, 20, 23-69, 30A, 31A, 34, 41B, 44, 48, 57, 65, 66, 81, 587, 588 e 592.
Segundo a DPE, antes da pandemia havia um total de 301 mil acessos diários no transporte coletivo, e durante a pandemia, caiu e passou a oscilar entre 90 mil 120 mil, “levando a crer, que não crescerá aos patamares anteriores”. Além disso, cerca de 400 empregados das empresas que operam o sistema foram demitidos.
A STTU diz no ofício que vem realizando estudos técnicos avaliando as readequações estruturantes de algumas linhas urbanas, tendo em vista “interferências” do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado (DER). A STTU argumenta que o DER vem implantando diversos itinerários das linhas intermunicipais dentro de vias do município de Natal, sem nenhum aviso prévio.
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