Para ajudar os profissionais das unidades de saúde, principalmente os que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus (covid-19), estão sendo produzidos protetores faciais de acetato para atendê-los.
A produção está a cargo da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Centro de Práticas Integrativas Complementares – CERPIC, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) Interprofissionalidade e a Pastoral da Saúde.
“A ideia é ser utilizado por profissionais de saúde que trabalham nas unidades, especialmente as que têm horário estendido e que estão na linha de frente; e também as salas de vacinas, com a finalidade de protegê-los, como também os pacientes atendidos contra o Corona Vírus (COVID-19)”, destacou a chefe do CERPIC, Liene Medeiros.
“Foram entregues 300 protetores faciais que são colocados por cima das máscaras descartáveis nas Unidades de Saúde de Aparecida, Brasília Teimosa (horário estendido), Felipe Camarão II (horário estendido), Bairro Nordeste, Nazaré, Ponta Negra e outras no Distrito Oeste. Foram entregues também 72 protetores para o esterilizador e serem reutilizados. A entrega está sendo feita gradativamente”, afirmou Liene.
Serão confeccionadas 4 mil protetores faciais de acetato, realizando um trabalho artesanal, mas a UFRN vai receber a doação de uma máquina para agilizar o serviço. A previsão é que até meados de abril esses protetores sejam distribuídos para as unidades de saúde e seja estendido ao Hospital Municipal de Natal, Maternidades e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.